O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), recebeu a mais alta honraria da Justiça Eleitoral do Estado. A Comenda do Mérito Eleitoral das Araucárias foi entregue durante evento no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), nesta sexta-feira, pelo presidente do órgão, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Criada em 2005, a iniciativa prestigia personalidades que se destacam por sua dedicação à democracia e ao processo eleitoral. Também foram agraciados o vice-governador do Estado Paraná, Darci Piana (PSD), e o presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Frederico Mendes Junior. Parlamentar, que é do Sudoeste do Estado, já participou de 11 eleições consecutivas em 40 anos de vida pública. Já foi prefeito, vereador e tem seis mandatos de deputado estadual. (Na foto: Traiano e Moura)
Orçamento em votação
A Câmara de Apucarana vai discutir e votar nesta segunda-feira a Lei Orçamentária Anual para 2024. A votação será em duas sessões específicas marcadas para as 14 e 15 horas. A lei estima a receita e despesas do Município para o próximo ano e recebeu algumas emendas de vereadores que também serão analisadas na sessão. Às 16 horas, o Legislativo realiza a sessão ordinária, tendo na pauta um projeto de lei e uma moção de aplausos. O projeto, de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), concede o título de Cidadão Benemérito ao empresário Paulo Humberto Bittencourt Atibaia. A moção de aplausos, do vereador Rodrigo Recife (União Brasil), é para José Luiz Mareze Junior.
Prefeitos na expectativa
Prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) estão na expectativa de que o Governo Lula libere até meados de dezembro os recursos da lei aprovada pelo Congresso Nacional, nesta semana, referentes à compensação de perdas que os municípios tiveram com a queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o ICMS nos últimos meses. “Estamos no aguardo de uma sinalização do governo federal”, diz o presidente da Amuvi, prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul. “Esperamos que este dinheiro entre o quanto mais cedo nos caixas das prefeituras, pois é de grande valia”, acrescenta. Projeto é uma conquista do movimento municipalista.
Com Deltan, Novo cresce
O partido Novo teve o maior número de filiações em um único mês desde junho de 2019, no País. Foram 1.720 novos membros em outubro, primeiro mês após a chegada do ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) à sigla. Com o mandato cassado, a função de Dallagnol é atuar como “embaixador” da legenda e atrair novas pessoas para a sigla. A maior parte da comunidade jurídica considera que ele está inelegível por oito anos. O ex-procurador da Lava Jato poderia recorrer ao STF, mas desistiu. Dallagnol também tem como tarefa atrair lideranças políticas que possam disputar cargos nas urnas.
Vargas de volta à política
O ex-deputado federal petista André Vargas está alinhando uma estratégia para voltar à vida política. Ele, que chegou a ser vice-presidente da Câmara dos Deputados, homem forte do PT, caiu em desgraça por causa da Operação Lava Jato. Preso, acusado de corrupção, Vargas foi o primeiro político condenado no escândalo da Lava Jato. Mas uma recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todo o processo envolvendo o petista, que agora se habilita para “voltar por cima”. Pessoas próximas a Vargas contam que a estratégia passa pela eleição de 2026 para a Câmara dos Deputados. Aliás, o último ato de André Vargas na Câmara foi em 2014, quando ele teve o mandato cassado pelos seus pares por quebra de decoro parlamentar.