COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Leprevost e Beto Preto defendem vacinação

Da Redação

| Edição de 30 de agosto de 2023 | Atualizado em 30 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Leprevost e Beto Preto defendem vacinação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado estadual Ney Leprevost (União Brasil), coordenador da Frente Parlamentar da Medicina, reuniu- se nesta terça feira com o secretário estadual de Saúde, Beto Preto (foto), e aderiu à campanha de Multivacinação que acontecerá em todo o Paraná em outubro. Ambos também fizeram uma avaliação da saúde pública no Paraná e no País. Segundo eles, em 2020, com a pandemia de Covid-19, ocorreu uma queda na cobertura de diversas vacinas que não atingiram o índice mínimo de pessoas vacinadas. Preocupado em aumentar os números da vacinação no Paraná, o Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, formalizou o Dia D de Multivacinação para toda a população paranaense. A data estipulada é 21 de outubro. A campanha tem início em 14 de outubro, se estendendo até o dia 28 do mesmo mês. “As vacinas salvam vidas”, prega Beto.

Mantido no cargo A 5ª Câmara Cível Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) manteve por unanimidade, nesta terça-feira, o prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), no cargo. Os desembargadores analisaram agravo interno interposto pelo Ministério Público do Paraná, que contestava a decisão do desembargador Carlos Mansur Arida, que o manteve no cargo. A 5ª Câmara Cível entendeu que não existem fundamentos e critérios para afastar o prefeito do cargo. O prefeito responde a uma ação civil pública por supostas irregularidades praticadas na contratação de empresa de arquitetura e engenharia. Ele chegou a ser afastado em primeira instância pelo Judiciário, mas retomou o cargo após recurso analisado pelo desembargador Carlos Mansur Arida, do TJ-PR.
Taxa congeladaO prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania), congelou a taxa de iluminação pública para o próximo ano. O decreto foi assinado na semana passada. Segundo o prefeito, a medida foi possível graças a investimentos feitos pelo município na área. Ele observa que Jardim Alegre é referência em iluminação pública em todo Estado. A cidade foi a primeira do Paraná a ter iluminação 100% LED e foi uma das pioneiras na geração da própria energia. As primeiras placas fotovoltaicas foram instaladas em 2019 e uma segunda usina foi implantada neste ano com recursos da taxa, que agora será congelada.Novo comandanteO 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana empossa nesta quinta-feira seu novo comandante. O tenente-coronel Edvaldo Isidoro Vieira assume o cargo no lugar do tenente-coronel Marcos José Facio. O novo comandante estava atuando no 8º BPM de Paranavaí, na região Noroeste do Estado. A cerimônia de transmissão de cargo, marcada para as 10 horas, contará com a presença do comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar do Paraná, coronel Jeferson Luiz de Souza, e deve reunir também vários prefeitos e autoridades da segurança pública da região, uma vez que o 10º BPM é responsável pelo policiamento de 12 municípios do Vale do Ivaí.
Filipe Barros favoritoFaltando mais de um ano para a eleição de 6 de outubro de 2024 e sete meses para a janela de transferências partidárias, o quadro político em Londrina vai se desenhando. O deputado federal Filipe Barros (PL), político ligado ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, continua como favorito numa eventual disputa, segundo se comenta na cidade. E o deputado estadual Tiago Amaral (PSD) também está correndo o trecho para se viabilizar, ele que já disputou a prefeitura no último pleito municipal. Dizem que ambos podem popularizar a eleição para prefeito em Londrina.