COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Liderança municipalista de Onofre

Da Redação

| Edição de 01 de agosto de 2023 | Atualizado em 01 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Liderança municipalista de Onofre
Imagem descritiva da notícia Liderança municipalista de Onofre

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Os deputados estaduais Tiago Amaral (PSD) e Pedro Paulo Bazana (PSD), que hoje representam Arapongas na Assembleia Legislativa do Paraná e junto ao governo de Ratinho Junior (PSD), reconhecem o que consideram grande liderança que exerce o prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) em nível regional e estadual. Isso se dá em função do seu empenho em acertar no geral e nos detalhes nas ações administrativas em Arapongas, que segundo eles são referência estadual. Além de prefeito de Arapongas, Onofre (foto) é presidente da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e tem ganhado destaque também como presidente em exercício da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), tendo discutido vários temas de interesse dos municípios.

Devolução de sobras 

O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Molina (PL), anunciou nesta terça-feira que fará no dia 21 de agosto a devolução de sobras do Legislativo para o Executivo. O montante ainda está sendo calculado, mas deverá ser próximo de R$ 2 milhões. Antes disso, Molina pretende fazer uma reunião com todos os vereadores para discutir a possibilidade de a Câmara encaminhar alguma sugestão ao prefeito Junior da Femac (PSD) sobre onde aplicar esse dinheiro. “Nós sabemos que a prerrogativa de sua aplicação é do prefeito, mas historicamente nós temos feito as devoluções e sugerido ao prefeito para que invista em determinada área”, comenta.

Importância de audiências

Os vereadores Luciano Molina (PL), presidente da Câmara, Lucas Leugi (PP), Tiago Lima (MDB) e Moisés Tavares (Cidadania) defendem a necessidade de o Legislativo promover audiências públicas com mais frequência para discutir grandes temas de interesse de Apucarana. Leugi lembra que a última audiência sobre segurança foi realizada em 2011 para discutir o Centro de Detenção Provisória (CDP). Na época ele ainda era estudante de Direito e defendia o CDP. Molina acrescenta que em 2019 houve audiências para discutir o pedágio e a reforma da Previdência. Em 2020 não houve nada por causa da pandemia e, neste ano, foi debatido o som alto em bares e lanchonetes. 

Processo arquivado

O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira o arquivamento de processo disciplinar contra os deputados Renato Freitas (PT) e Ricardo Arruda (PL), que respondiam representação por quebra de decoro por troca de ofensas durante sessões da Casa. Os membros seguiram o voto do relator deputado Tercílio Turini (PSD), opinando pelo arquivamento. Na interpretação do Conselho, não houve quebra de decoro pelos parlamentares. Desde início da Legislatura, em fevereiro, Freitas e Arruda vêm trocando acusações, com discursos agressivos no plenário do Legislativo

Mais um curso

O Colégio Estadual Luiz Izidoro Cerávolo, de Apucarana, está articulando a oferta de mais um curso. Nesta terça-feira, o diretor da escola, Diego Fávaro, participou da reunião da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acia) para pedir apoio à instalação do curso de Técnico em Farmácia. Com 2 mil alunos, o Cerávolo já é referência regional em ensino técnico e quer fortalecer esse perfil. A Acia, que vem atuando junto com colégio em outras conquistas – caso do curso de vestuário, que foi implantado com apoio do secretário estadual da Saúde Beto Preto – já garantiu formalizar um termo de convênio com o colégio para atuar também nesse projeto.