COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ordens de serviço em Jandaia

Da Redação

| Edição de 17 de maio de 2024 | Atualizado em 17 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Ordens de serviço em Jandaia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Acompanhado de dois secretários de Estado, Beto Preto, titular da Saúde, e  Márcio Nunes, do Turismo, o prefeito  Lauro Junior (União) autorizou nesta sexta-feira (17) duas obras viárias com investimentos de R$ 8,3 milhões para Jandaia do Sul. A assinatura aconteceu durante a abertura do 3º Festival da Cachaça . Lauro Júnior assinou ordem de serviço para início das obras de implantação da Avenida da Amizade, que vai dar acesso ao novo Campus da UFPR, obra de mais de R$ 7,6 milhões, em parceria com o Governo do Estado. Também foi autorizado início das obras da ligação dos Bairros Guadalajara e Jardim Rebouças, obra de mais de 700 mil com  recursos viabilizados pelo deputado federal Felipe Francischini (União). Segundo o prefeito, as duas obras são estratégicas para melhorar o sistema viário do município.

Pastel e caldo de cana

A coligação da pré-candidatura de Jair Milani (PL) na disputa pela prefeitura de Arapongas, que conta  com Avante, Podemos e PMB, está apostando no potencial eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é esperado no município para uma ação lado a lado com Milani. Liderança do partido na região e homem forte de Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros (PL) já adiantou que o ex-presidente passará nos municípios do Norte do Estado para apoiar os candidatos do partido, o que inclui Arapongas. O deputado inclusive indicou à coordenação de campanha que já organize o cardápio da visita. O ex-presidente, como se sabe, é fã da dupla pastel e caldo de cana. 

Marcha a Brasília

Uma comitiva de prefeitos do Vale do Ivaí estará na Capital Federal para participar da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que começa nesta segunda-feira e segue até o dia 23 (quinta-feira). A comitiva é liderada pelo presidente da Amuvi, Emerson Toledo (MDB), de Cambira. Integram o grupo Ylson Cantagallo (PSD), de Faxinal, Reinaldo Grola (PSD), de Lunardelli, Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, Dalton Moreira (PSD), de Borrazópolis, José Roberto Furlan (Cidadania), de Jardim Alegre, Carlos Gil (PSD), de Ivaiporã, e Raimundinho (PSD), de Bom Sucesso.

Incentivo à cafeicultura

Dos 399 municípios do Paraná, 172 cultivam café. Entre os cinco maiores produtores do grão está Apucarana. A cafeicultura está atingindo novo patamar no município graças a uma série de fatores que inclui clima propício, boas condições de solo e, principalmente, incentivo. Desde 2020 a atividade foi integrada ao programa Terra Forte, que fornece mudas subsidiadas, além de assistência técnica e cessão de equipamentos de forma gratuita, visando tanto a recomposição de cafezais quanto a melhoria qualidade do grão. Tanto é que atualmente o próximo passo do setor é a obtenção de um selo de identificação geográfica, medida que também conta com apoio do prefeito Junior da Femac, um entusiasta da cafeicultura. 

Disputa em Novo Itacolomi

Novo Itacolomi deverá ter três candidatos a prefeito nas eleições de 6 de outubro deste ano. Pelo menos este é o quadro atual de pré-concorrentes. São eles João Pedro Magon (PSD), que tem o apoio do atual prefeito Moacir Andreolla (PSD); o ex-prefeito Roberto Munhoz (União Brasil), conhecido como Polaco da Pá; e o também ex-prefeito Jesuel de Oliveira (PL). João Pedro Magon tem como pré-candidato a vice Wilson Lopes (Cidadania). Polaco da Pá forma dupla com Adenilson Magon (União Brasil). E Joesuel de Oliveira tem como vice Ivanil da Silva (PL).