COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Terceirização de hospital

Da Redação

| Edição de 16 de maio de 2024 | Atualizado em 16 de maio de 2024
Imagem descritiva da notícia Terceirização de hospital

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza hoje à tarde duas sessões extraordinárias. Com uma pauta carregada, serão avaliados 13 projetos de lei, a maioria de iniciativa do Executivo. Entre  alienações de imóveis e alterações de dispositivos legais, a matéria que chama mais atenção, sem dúvida, e que certamente vai causar maior discussão é o PL44, que autoriza o município a celebrar contrato de concessão de uso do Hospital de Apucarana por um prazo de 10 anos. A ideia do Executivo é buscar no setor privado a solução para gerenciar o hospital garantindo atendimento 100% gratuito via SUS. Segundo o Executivo ressalta na exposição de motivos do PL, o Hospital, em fase de obras desde 2023, deve ficar pronto neste ano. Além da terceirização do hospital que ainda não ficou pronto, o projeto de lei também autoriza o Executivo a proceder da mesma maneira em relação aos prédios da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

Ex-prefeito multado

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-0PR) determinou ao Município de Ivaiporã que, num prazo de 180 dias, comprove a tomada de ações e a efetiva melhoria dos procedimentos de fiscalização dos contratos de terceirização de serviços médicos. Isso porque o Ministério Público de Contas formulou uma representação contra o ex-prefeito Miguel Amaral (gestão 2017-2020), que celebrou contratos de serviços médicos com empresa que tinha servidores públicos como sócios. Amaral recebeu duas multas no valor de R$ 5.471,60 cada.

Homenagem

Com mais de 50 anos de atividade reunindo ‘boleiros’ da cidade, o Veteranos Atlético Clube de Apucarana, o V.A.C.A. recebeu na noite de anteontem a Comenda Cidade Alta de Mérito Profissional. A honraria, fruto de proposição do vereador Lucas Leugi (PSD), foi entregue na sede do clube ao atual presidente, Ademir Cansan. Apesar do clima de informalidade, a solenidade foi concorridíssima com participação da vereadora Jossuela Pireli (SD) e dos vereadores Franciley Poim (PSD), Rodrigo Lievore Recife (MDB) e Tiago Cordeiro (PDT). Até o prefeito Junior da Femac (MDB) e o vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD), que não frequentam mais os mesmos ambientes, marcaram presença.

Capital da Cachaça

Jandaia do Sul sedia, a partir desta sexta-feira, a 3ª Edição do Festival da Cachaça. Com polo sucroalcooleiro consolidado, o município vem investindo nos últimos anos em uma maior identificação com o setor de bebidas. O prefeito Lauro Junior (União Brasil), grande incentivador da exploração turística dessa vocação e um dos idealizadores do festival, divulgou pessoalmente o evento. Entre as autoridades e convidados que já confirmaram participação na abertura do festival está o secretário chefe da Casa Civil, João Ortega, que, aliás, é de Jandaia do Sul e secretário de Turismo, Marcio Nunes. Vale lembrar que o município já é reconhecido em lei estadual como Capital da Cachaça no Paraná.

Diretórios dissolvidos

A comissão eleitoral estadual do partido Cidadania para as eleições de 2024 aprovou nesta quinta-feira relatório onde indica a dissolução de 45 diretórios municipais no Paraná. Após a análise feita pela comissão eleitoral estadual, foram destacados pontos como o baixo desempenho dos dirigentes em fortalecer o partido, desfiliações durante a janela partidária e desrespeito ao estatuto do partido, como fatores fundamentais para essa decisão. Da lista de dissolução constam os diretórios municipais de Cambira e Sabáudia, na região. Comissões provisórias terão que ser formadas para estruturação da legenda visando as eleições de 6 de outubro.