Marilândia busca empréstimo barato
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PSD), e o advogado Abner David estiveram em Curitiba, nesta segunda-feira, com o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Alves das Neves, e diretoria (foto), para apresentar o projeto da Sala do Empreendedor, como o layout da sala e fotos internas e externas. A sala visa incentivar o empreendedorismo local fomentando a economia da cidade, bem como possibilitar a tomada de crédito pelos micros e pequenos empresários de forma mais facilitada, com taxas de juros e formas de pagamento mais benéficas do que as de mercado. A data prevista de inauguração é de 45 dias, junto com a feira do Micro Empreendedor Individual. “Esse é um grande passo que damos para expandir a economia do município, fortalecendo os pequenos negócios e facilitando a vida dos empresários” explicou Takeda.
“Banheiro inteligente”
O presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (PL), apresentou à Prefeitura proposta de instalação do chamado “banheiro inteligente”, em substituição aos banheiros públicos tradicionais. Segundo ele, o modelo, já utilizado em Camboriu-SC, é uma plataforma totalmente automatizada em que a pessoa apenas aperta o botão, a porta se abre e fecha e, depois que a pessoa usa, o banheiro é higienizado automaticamente em quinze segundos, ficando pronto para outro usuário. Além de higiênico, não causa mau cheiro. Seu custo não é barato, mas o custo-benefício é grande. Ele sugere que seja implantado um projeto-piloto na área central para aferição de resultados.
Homenagem a ex-vereador
O vereador Moisés Tavares (Cidadania) apresentou projeto de lei na Câmara de Apucarana que denomina de Pastor Silvério dos Reis o futuro Hospital de Apucarana, que está em fase de construção. Pastor Silvério foi eleito vereador em 2020 e assumiu a Câmara no dia 1º de janeiro de 2021, porém morreu vinte dias depois, aos 71 anos, vítima de complicações da Covid-19. Moisés Tavares lembra que Pastor Silvério teve atuação forte no Conselho de Ministros Evangélicos de Apucarana e Região e no Conselho Municipal de Saúde, se destacando como uma grande liderança que tinha muito prestígio entre evangélicos e católicos.
Sabáudia paga abono
O prefeito de Sabáudia, Moisés Ribeiro (PP), liberou nesta terça-feira um abono salarial no valor de R$ 850 para os 425 servidores públicos municipais, conforme compromisso assumido com a categoria. O abono foi dado na folha salarial deste mês de fevereiro, que também foi quitada nesta terça-feira, totalizando a injeção de recursos de R$ 361.250 na economia local. O prefeito salienta que o abono pago neste mês é uma forma de valorização do funcionalismo e um reconhecimento pelos bons serviços prestados por toda sua equipe à população. Ele observa que, no comando da administração municipal, procura buscar alternativas para incentivar os servidores.
Secretário passa mal
A audiência pública de prestação de contas do governo do Paraná relativa a 2022, ontem, na Assembleia Legislativa, foi suspensa em razão de um problema de saúde do secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior. Após apresentar os números rapidamente aos deputados, ele pediu que as perguntas fossem feitas de forma breve, alegando não estar se sentindo bem. Diante disso, o deputado Requião Filho (PT) sugeriu que a audiência fosse adiada e as perguntas feitas por escrito. A sugestão foi acatada pela Mesa Executiva e a sessão encerrada. Com a pressão arterial alterada, Garcia Júnior foi atendido pelos médicos da Alep.