COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Moro recebe mais um pedido de impugnação

Da Redação

| Edição de 17 de agosto de 2022 | Atualizado em 17 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Moro recebe mais um pedido de impugnação

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Moro recebe mais um pedido de impugnação

A Federação “Brasil da Esperança”, formada por PT, PV e PC do B, que apoia a candidatura do ex-governador Roberto Requião (PT) ao governo do Estado, entrou ontem no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná com pedido de impugnação da candidatura do ex-juiz Sergio Moro (foto), do União Brasil, ao Senado. A federação alega que Moro não preencheu validamente a condição de elegibilidade relacionada à filiação partidária no prazo legal. Para o grupo, em 2 de abril, Moro estava filiado ao União Brasil de São Paulo, não ao órgão partidário da circunscrição eleitoral no Paraná, onde é candidato. Outros pedidos de impugnação já foram protocolados por partidos e candidatos. Moro garante que sua situação eleitoral é regular.

Boa receptividade na Acia
O evento na noite desta terça-feira, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia), que começou a ouvir os candidatos a deputado de Apucarana, foi bastante concorrido. Participaram empresários do comércio, da indústria e do setor de serviços, profissionais liberais e dirigentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, da Unespar e FAP. O primeiro candidato que recebeu uma pauta de reivindicações da Acia foi o ex-secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto (PSD), que concorre a deputado federal. Na sua avaliação, o momento foi muito importante e produtivo, levando em conta que recebeu várias sugestões e também pode apresentar suas propostas. 
Apoio de empresários
O prefeito Junior da Femac (PSD), que acompanhou Beto Preto, ao lado de seu vice Paulo Vital - agora candidato a deputado estadual pelo PSD – também considerou o primeiro ato de campanha de Beto Preto muito satisfatório. “Nossos candidatos Beto Preto e Paulo Vital têm suas candidaturas muito bem avaliadas pelos empresários e demais lideranças locais. Nesta eleição temos uma oportunidade excepcional de fortalecer Apucarana e sua representatividade política no cenário paranaense”, avaliou, ressaltando que empresários como Armando Boscardin e João Ceriani, entre outros, defenderam apoio à dobradinha Beto Preto e Paulo Vital.
“Tocando em frente”
O ex-governador Orlando Pessuti (MDB), candidato ao Senado, diz compreender a postura do governador Ratinho (PSD) em apoiar Paulo Martins (PL) ao Senado. Segundo ele, essa posição do governador é reflexo dos arranjos políticos envolvendo também o presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição. “O governador disse que o candidato oficial dele por conta da coligação e dos entendimentos feitos com o presidente Bolsonaro é o Paulo Martins, mas afirmou também que vai tratar todos com igualdade de condições. Dentro da coligação (que apoia o governador) são cinco candidatos ao Senado. Então, tem que ir ‘tocando em frente’, como diz a música do Almir Sater e Renato Teixeira”, afirma.
Listas atualizadas
O TSE atualizou mais uma vez, nesta quarta-feira, as listas de candidaturas registradas no Paraná. Até o meio dia, a lista apresentava 882 candidatos a deputado estadual, o maior número da história no Estado, com uma variação de 14,99% sobre a relação de 2018, que tinha 767 nomes. O recorde anterior era das eleições de 2014, quando foram registrados 847 candidatos a deputado estadual. Em 2010 foram 641 nomes na disputa. Entre os candidatos a deputado federal, os números também foram atualizados. Agora são 635 nomes na lista de 2022, 41,11% maior que a quantidade de candidatos das eleições de 2018, que teve 450 pretendentes. Ao todo, 23 federais vão à reeleição e 43 estaduais atuais tentam novo mandato.