COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Na volta do recesso, trabalho intenso

Da Redação

| Edição de 28 de julho de 2023 | Atualizado em 28 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Na volta do recesso, trabalho intenso

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O recesso parlamentar de julho na Câmara de Vereadores de Apucarana encerra nesta segunda-feira (dia 31), devendo os trabalhos legislativos retornarem à normalidade a partir de terça-feira. A primeira sessão ordinária na volta do recesso, no entanto, acontece somente no dia 7 de agosto, ou seja, na outra segunda-feira. A diferença é que esta primeira sessão será às 19h30, assim como também será na primeira semana de setembro, outubro e novembro. O presidente da Câmara, Luciano Augusto Molina (PL), espera que a presença de público nas sessões à noite seja boa para que a mudança de horário da tarde para noite seja oficializada a partir do ano que vem. Segundo Molina (foto), este segundo semestre promete ser intenso na Câmara de Apucarana, com a chegada de novos projetos, de discussões sobre grandes temas de interesse da população e de novos desafios para os vereadores.

Secretários em Arapongas 

A Prefeitura de Arapongas inaugura oficialmente neste sábado a Escola Municipal Enzo Batista Daleffe Pereira, do Jardim Caravelle. O evento será às 10h. Marcando mais um grande passo para a área da educação municipal, a solenidade contará com a presença de diversas autoridades, entre elas, o prefeito Sérgio Onofre (PSC), o vice-prefeito, Jair Milani (União Brasil), secretários municipais, vereadores da base aliada, além dos secretários estaduais da Educação, Roni Miranda, e da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, deputado estadual Tiago Amaral (PSD) e o deputado federal Luciano Ducci (PSB). 

Moro pode se livrar, mas...

Comenta-se nos meios políticos da Capital do Estado que a Justiça Eleitoral paranaense dificilmente irá tirar o mandato do senador paranaense Sergio Moro (União Brasil), no julgamento que deve ocorrer neste segundo semestre deste ano, na corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Isso deve acontecer por não ter viés político, apenas técnico. Segundo advogados eleitorais, o ex-juiz da Lava Jato vai segurar o mandato, mas os advogados do PT deverão recorrer da sentença ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o bicho pode pegar, devido ao alinhamento com o governo de esquerda de Lula. 

Deputado percorre regiões

O deputado federal Filipe Barros (PL), que tem sua principal base eleitoral em Londrina, está aproveitando o recesso parlamentar para intensificar as agendas políticas em todas as regiões do Paraná e definir o posicionamento do PL nas eleições municipais de 2024. Embora o deputado federal Fernando Giacobo ainda permaneça como presidente do PL do Paraná, Filipe Barros já tem o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro para comandar o diretório paranaense. Contando com a vontade do ex-presidente e tendo a seu favor uma resolução administrativa da Executiva Nacional, o parlamentar trabalha na formação de comissões provisórias nos municípios onde teve mais votos que os demais parlamentares do grupo político. 

Casamento concorrido

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compareceu ao casamento do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) em Brasília, nesta sexta-feira. Ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva. Eles foram padrinhos dos noivos.

O evento aconteceu na casa da família da atriz Glória Pires, no bairro Lago Norte, um dos mais nobres de Brasília. O senador se casou com a advogada Priscila Barbosa, em cerimônia celebrada pelo pastor Kleber Lucas, o mesmo que se apresentou na posse de Lula e já regravou um de seus hits gospel com Caetano Veloso. Além de Lula e Caetano, vários ministros prestigiaram o evento.