COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Novo Itacolomi faz festa de 32 anos neste final de semana

Da Redação

| Edição de 10 de novembro de 2022 | Atualizado em 10 de novembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Novo Itacolomi faz festa de
32 anos neste final de semana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), está empolgado com os festejos de 32 anos de emancipação política do município. A comemoração será realizada neste sábado e domingo no Centro de Eventos, às margens da PR-170. Estão previstos shows das duplas sertanejas Antony & Gabriel e Carreiro & Capataz. Haverá também prova de laço e o tradicional almoço no domingo. 

O prefeito explica que Novo Itacolomi fez aniversário no último dia 28 de setembro. No entanto, por causa do período eleitoral, a festa foi remarcada para novembro e vai acontecer neste final de semana. Segundo Moacir Andreolla, o município vive um bom momento apesar dos dois anos de pandemia de covid-19. Ele destaca projetos habitacionais e obras de infraestrutura em andamento na cidade, além de bons resultados obtidos pelo município no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).  

Mobilização segue 

A divulgação do relatório do Ministério da Defesa sobre as eleições não mudou o panorama das manifestações. Pelo contrário. Em Apucarana, o grupo concentrado em frente ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec) continua mobilizado. O documento não apontou fraude eleitoral, mas sugeriu revisões técnicas por conta de uma suposta possibilidade de que um “código malicioso” possa interferir no funcionamento das urnas. Foi mais do que suficiente para que os apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) mantivessem -e até ampliassem - o discurso de fraude. 

Horário de verão 

Uma velha polêmica voltou à tona com a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): o horário de verão. O próprio presidente eleito alimentou o debate ao postar uma enquete sobre o assunto nas redes sociais. O horário de verão foi suspenso em 2019 pelo governo federal, que entendeu que a economia gerada não justificava mais a medida. Agora, Lula sugere que o horário de verão pode voltar em 2023.

Carga e descarga para motos

A Câmara de Apucarana pode votar na próxima sessão ordinária projeto de lei que prevê a criação de vagas de estacionamento de “carga e descarga” para motocicletas na área central da cidade. A proposta é do vereador Luciano Facchiano (PSB). O objetivo é garantir um espaço demarcado para os trabalhadores que atuam nos serviços de delivery de alimentos e mercadorias em geral. Segundo o vereador, o número de motociclistas que atuam na entrega de alimentos, principalmente, cresceu e há necessidade de regulamentar o estacionamento para esses trabalhadores que recebem por entrega. 

Atração de empresas 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), destacou nas redes sociais o bom momento do município na atração de novos empreendimentos comerciais e empresariais. Em 2022, segundo reportagem da Tribuna, as novas empresas que se instalaram na cidade movimentaram cerca de 

R$ 200 milhões e geram hoje 300 empregos. “Trabalhamos firme para melhorar a infraestrutura da cidade e dar mais condições para que empresas pudessem se instalar por aqui. Lançamos programas como o Portas Abertas e o novo Parque Industrial da Juruba. A cada mês, novos números positivos no Caged mostram que Apucarana é o lugar do momento para novas oportunidades”, postou.