COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

O “vestibular” de Ratinho Junior

Da Redação

| Edição de 06 de fevereiro de 2026 | Atualizado em 06 de fevereiro de 2026

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), tem sido insistentemente questionado sobre as eleições de 2026 nas suas andanças pelo Paraná. A pergunta é sempre a mesma: qual é o pré-candidato do PSD que receberá o aval do governador para concorrer em outubro? A resposta tem sido a mesma: a definição sairá em abril, porque o governador quer ter a certeza de que o nome escolhido tem condições de manter o trabalho realizado por ele nos últimos oito anos. Disputam o “vestibular” comandado por Ratinho Junior o secretário de Cidades, Guto Silva, o deputado Alexandre Curi e o ex-prefeito Rafael Greca. Nos bastidores, há quem diga que Guto Silva é o favorito, mas o governador, publicamente, ainda faz mistério sobre o nome do PSD para disputar a sucessão em outubro.

Pré-candidatos I

A movimentação de pré-candidatos também começa a ganhar força em Arapongas. O superintendente de Apoio aos Municípios, Sergio Onofre (PSD), foi o primeiro nome anunciado na cidade para concorrer a deputado estadual, além de Pedro Paulo Bazana (PSD), que tentará a reeleição. O vereador Décio Rosaneli (Podemos) afirmou à coluna que também é pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Para deputado federal, o vereador Aroldo Pagan (Podemos) confirmou que deve concorrer em outubro. Outro nome para a Câmara Federal é o do advogado Oduwaldo Calixto (União Brasil).

Pré-candidatos II

No Vale do Ivaí, as conversas também avançam e surgem os primeiros pré-candidatos. O radialista Wellyngton Jhonis, que está no União Brasil e deve migrar para o Podemos, é um dos nomes cotados para concorrer a deputado federal. Ele deve fazer dobradinha com o deputado estadual Do Carmo (Podemos) na região. O ex-prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PL), também confirmou à coluna que é pré-candidato a deputado estadual para as eleições deste ano. Duas vezes prefeito no município, Silva Lino colocou seu nome à disposição do partido e afirma que o Vale do Ivaí está sem representatividade há muitos anos na Assembleia Legislativa do Paraná.

Projetos e requerimentos

A Câmara de Apucarana realiza, nesta segunda-feira (9), a partir das 19 horas, a segunda sessão ordinária de 2026, com a pauta composta por três projetos de lei, 11 requerimentos e três moções. A primeira sessão ordinária de 2026, realizada no último dia 2, foi dedicada à eleição e à composição das comissões permanentes do Legislativo. Nesta segunda sessão, começam as votações. Um dos projetos em pauta é do vereador Odarlone Orente (PT), que trata da regulamentação de entregas de produtos e serviços por aplicativos em condomínios residenciais no município. Os requerimentos propostos tratam de diversos temas, desde transporte coletivo até sinalização viária e educação.

Agenda em Brasília

A prefeita de Cambira, Ana Lúcia (MDB), esteve nesta semana em Brasília, cumprindo uma série de compromissos oficiais em busca de recursos para o município. Acompanhada da presidente da Câmara, Márcia Viscardi (MDB), ela participou de reuniões com os deputados Sérgio Souza (MDB) e Nelsinho Padovani (União Brasil), e também com o senador Sérgio Moro (União Brasil), pré-candidato ao governo do Paraná. A pauta dos encontros, segundo Ana Lúcia, esteve voltada, principalmente, à captação de recursos e à viabilização de projetos para áreas consideradas prioritárias pela administração municipal, como saúde, educação e infraestrutura.