COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Pacheco e Lira reeleitos no Senado e Câmara

Da Redação

| Edição de 01 de fevereiro de 2023 | Atualizado em 01 de fevereiro de 2023
Imagem descritiva da notícia Pacheco e Lira reeleitos no Senado e Câmara

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e o deputado Arthur Lira (PP-AL), ambos (foto) apoiados preferencialmente pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foram reeleitos nesta quarta-feira presidentes do Senado Federal e da Câmara Federal, respectivamente, para os próximos dois anos. No Senado, Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do seu adversário bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). No primeiro mandato, Pacheco também foi apoiado pelo Planalto, mas, na ocasião, Jair Bolsonaro (PL) era o presidente. Na Câmara Federal, Lira foi reeleito com 464 votos, uma votação recorde na Casa. Concorriam com Lira os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ), que obteve 21 votos e Marcel Van Hattem (Novo-RS), que teve 19 votos Além disso, houve 5 votos em branco.

Apoio a Ratinho Jr. 

O novo líder do governo Ratinho Junior (PSD) na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), estima que o governador terá o apoio de 42 dos 54 parlamentares que tomaram posse ontem. Depois de ficar como suplente nas eleições de 2018, Bakri se elegeu para o terceiro mandato consecutivo com 97.681 votos. O PSD de Ratinho Jr continua sendo a maior bancada da Assembleia, com 15 deputados, seguido da Federação PT/PV/PCdoB, com sete, mesmo número do União Brasil. O PL conquistou cinco vagas; o Republicanos e a Federação PSDB/Cidadania, 3; MDB, PROS e Podemos, 2 cada; PDT e PSB, uma cadeira cada.

Cercado de petistas

O senador Sérgio Moro (União Brasil) ficará cercado de petistas no plenário do Senado. Ele tomou posse como senador nesta quarta-feira, se elegendo pelo Paraná. Os lugares são divididos de acordo com o Estado do parlamentar – ele não pode escolher onde sentar, diferentemente da Câmara. As cadeiras são organizadas em ordem alfabética do Estado. Ao lado de Moro estarão Tereza Leitão (PT-PE) e Humberto Costa (PT-PE). À frente, o senador Wellington Dias (PT-PI), que assumiu o Ministério do Desenvolvimento Social e dará lugar à suplente Jussara Lima, que vai sair do PSD para se filiar ao PT.

Presos em Brasília

Noventa e três paranaenses seguem presos em Brasília por envolvimento nos protestos golpistas de 8 de janeiro, que resultaram na depredação do Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal (STF) e Congresso Nacional. Pelo menos oito são de Apucarana. 

Os números de presos por Estado foram divulgados pela Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal. No total, 921 pessoas continuam detidas na capital federal. Elas tiveram a prisão preventiva determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF. São 54 homens detidos no Complexo da Papuda e 39 mulheres na conhecida Colmeia.

Abraço simbólico ao STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), servidores e funcionários deram um abraço simbólico ao prédio da Corte máxima do Judiciário brasileiro no início da tarde desta quarta-feira, em Brasília. A manifestação terminou com uma salva de palmas e ocorreu após a abertura dos trabalhos do judiciário e antes da primeira sessão do Supremo em 2023. O ato simbólico foi em defesa do Tribunal vandalizado por bolsonaristas radicais. O prédio foi invadido e depredado no dia 8 de janeiro, durante ataques terroristas em Brasília. Ministros passaram por todo o prédio aplaudindo os servidores. Depois, eles deram as mãos aos funcionários.