COLUNA DA TRIBUNA

3min de leitura - #

Paraná ganha fábrica de vacinas

Da Redação

| Edição de 29 de junho de 2022 | Atualizado em 29 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Paraná ganha fábrica de vacinas
Imagem descritiva da notícia Paraná ganha fábrica de vacinas

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, Assine Tribuna do Norte.

Paraná ganha fábrica de vacinas

O ex-secretário estadual da Saúde e assessor especial do governador Ratinho Junior (PSD), Beto Preto (foto), comemorou ontem o anúncio de um novo laboratório de produção de vacinas, que será instalado em Curitiba, por intermédio da Fiocruz. Segundo ele, esta é mais uma conquista da Saúde. “O Paraná agora terá uma fábrica da Fiocruz, que vai produzir vacinas para combater doenças, como a Covid-19. Ao formalizar a parceria, lembrei de todo o esforço da equipe do governador Ratinho Junior, que nos apoiou na luta contra a pandemia”, disse Beto Preto. Ele observa que o Estado investiu pesado no controle da doença, fazendo um grande número de testagens, em parceria com o Instituto de Biologia Molecular do Paraná e o laboratório da Fiocruz, que serviu para o governo traçar estratégias de combate e prevenção à doença.  “Com isso, evitamos mortes e casos graves”, afirma. 

Obra estrutural 
O vice-prefeito Paulo Sérgio Vital (PSD) considera que a obra de duplicação da Avenida Minas Gerais, na saída de Apucarana para Califórnia, é estrutural para a cidade e vai facilitar a vida de todos os apucaranenses que transitam neste trecho e também para todos que cruzam Apucarana, que é um centro logístico no Norte do Paraná. “Esta é uma luta de dois anos, num processo que passou pela Sedu, Paranacidade, DER e DNIT’, observa Vital, que está sempre acompanhando de perto os projetos da administração municipal de Apucarana, desde a gestão Beto Preto (PSD) e agora com Junior da Femac (PSD). Para Vital, essa obra será de fundamental importância para o bom fluxo de veículos.
Momento histórico
Desde esta quarta-feira máquinas e operários da empreiteira contratada já estão trabalhando nas obras de duplicação e revitalização do trecho urbano da BR-376, em Apucarana, na saída para Califórnia. A vereadora Jossuela Pireli (PROS), que também acompanhou o ato de assinatura da ordem de serviço em Curitiba, afirma que este é um
momento histórico para Apucarana. 
“Em nome dos vereadores agradeço ao governador Ratinho Junior, ao prefeito Junior da Femac e ao ex-prefeito Beto Preto. Apucarana merece essa obra, que era aguardada há décadas, para garantir mais segurança aos moradores e trabalhadores da região”, diz a vereadora.
Eleição na Amuvitur
Apucarana sedia nesta quinta-feira (30), na sede da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), a eleição e posse da nova diretoria da Amuvitur (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo). Além de secretários de turismo, estarão presentes o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos, e prefeitos. A chapa única para nova diretoria foi composta entre dirigentes dos municípios ligados ao turismo religioso, rural e de aventura. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), é um entusiasta do turismo como fonte de trabalho e renda para toda a região. Ele fez questão de falar com todos os colegas prefeitos para prestigiarem o evento, buscando o fortalecimento deste nicho promissor. 
Disciplina de Espanhol
A Comissão Especial da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira parecer favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que torna obrigatória a oferta da disciplina de Espanhol na matriz curricular do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A Comissão aceitou duas sugestões de modificações no texto original: para que a implementação aconteça de forma gradativa até 2026 e para que a disciplina tenha caráter optativo. Agora o texto segue para discussão e votação em plenário. Para ser aprovada, a PEC precisa receber, no mínimo, 33 votos favoráveis em duas votações. O presidente da Comissão, deputado Pedro Paulo Bazana (PSD), destacou como importante o ensino do Espanhol na formação dos alunos da rede estadual.