COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Paulo Vital com empresários e trabalhadores

Da Redação

| Edição de 26 de setembro de 2022 | Atualizado em 26 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Paulo Vital com empresários e trabalhadores

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No início desta última semana de campanha eleitoral, a “dobradinha” apucaranense do Partido Social Democrático (PSD), Beto Preto candidato a deputado federal e Paulo Vital candidato a deputado estadual, visitou um total de 15 empresas da cidade. “A receptividade dos trabalhadores e dos empresários foi excelente, com todos ouvindo atentamente as nossas propostas e planos para contemplar Apucarana e região com recursos, obras e programas”, avaliou Beto Preto. “Para a nossa satisfação, os eleitores estão compreendendo a importância de a nossa cidade dispor de deputados em Brasília e Curitiba, e alinhados com a administração municipal e o Governo do Estado”, assinalou Paulo Vital, manifestando-se bastante animado com a possibilidade de obter uma grande votação no pleito de domingo.

Denúncias eleitorais 

O Paraná registrou até o momento 1.193 denúncias de ilícitos eleitorais pelo aplicativo Pardal controlado conjuntamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O município com o maior número de denúncias é Curitiba, com 276 ocorrências. A seguir, vêm Ponta Grossa, com 87; Londrina, com 71; São José dos Pinhais, com 69; e Guarapuava, com 55. Em 2018, nas últimas eleições gerais, o Estado recebeu 1.970 denúncias. “Em locais com disputas políticas intensas e mais propaganda eleitoral o número de denúncias costuma ser maior”, explica o juiz do TRE-PR, Thiago Paiva dos Santos.

Deputados sem projetos

Dos 448 deputados federais candidatos à reeleição, 28 apresentaram uma média de um projeto de lei ou menos por ano na atual legislatura. Eles buscam mais um mandato justamente na Casa do Congresso que representa o povo e tem como atribuição básica a elaboração, o debate e a aprovação de leis. Quatro parlamentares não enviaram projeto algum: Nilson Pinto (PSDB-PA), Junior Lourenço (PL-MA), Cristiano Vale (PP-PA) e Hermes Parcianello (MDB-PR). Ao todo, foram 15.929 projetos levados à Câmara pelos 513 deputados em pouco mais de três anos e meio. A média é de 31 iniciativas por congressista - cerca de oito por ano. 

Barros e a missão da OEA

A Missão de Observação Eleitoral (MOE) da Organização dos Estados Americanos (OEA) respondeu ofício do deputado federal e candidato à reeleição Filipe Barros(PL/PR) que solicitou reunião com integrantes da tarefa para apresentar sugestões ao trabalho de acompanhamento do pleito no próximo final de semana. A reunião está prevista para a próxima sexta-feira, dia 30, porém ainda há indefinição quanto ao local, pois o deputado que é candidato à reeleição e está na reta final de campanha, solicita à MOE que o encontro aconteça no Paraná. Barros encaminhou ofício no início de agosto questionando o real propósito da Missão ao País e se colocando à disposição para informações e sugestões como relator da PEC do Voto Impresso Auditável.

Ciro não desiste

O candidato do PDT à Presidência da  República, Ciro Gomes, reafirmou nesta segunda-feira sua candidatura ao Planalto. Dizendo ser vítima de uma “virulenta campanha nacional e internacional” para que saísse da disputa, o ex-governador do Ceará repetiu ataques aos adversários e voltou a criticar a investida petista pelo voto útil. “Nada deterá minha disposição de seguir em frente a empunhar a bandeira do novo projeto nacional de desenvolvimento e também a denunciar os corruptos, farsantes e demagogos que tentam ludibriar a fé popular com suas falsas promessas”, disse o candidato na sede de seu partido em São Paulo.