Em evento ontem em Ivaiporã, o ex-governador Orlando Pessuti (MDB) confirmou aos jornalistas que está de olho no Senado em 2026. Segundo ele, a candidatura depende de duas condições: o apoio do partido, agora sob o comando do deputado federal Sérgio Souza, e a decisão do prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSD). “Se o MDB quiser ter um candidato a senador, eu já coloquei o meu nome à disposição. Mas dentro do partido há uma corrente que prefere que eu dispute como deputado estadual, para que o Vale do Ivaí volte a ter um representante na Assembleia”, disse Pessuti, que fez questão de ressaltar que só aceita sair para deputado se Carlos Gil não entrar na corrida. “Se ele decidir ser candidato, eu não serei. Não vamos correr o risco de dividir os votos e acabar sem eleger ninguém”, afirmou. Atualmente, Pessuti ocupa o cargo de secretário do Paraná no Codesul - Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul.
Cita na Seab
Com várias agendas na capital nos últimos dias, o prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD) também esteve na Seab - Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, onde apresentou ao secretário Márcio Nunes a estimativa de custos para pavimentação da estrada do Araguari, que liga Arapongas a Londrina, cuja obra está sendo articulada junto ao município vizinho para se tornar uma rota alternativa regional. O investimento previsto é de R$ 5 milhões. Na secretaria, o prefeito, que esteve acompanhado do superintendente da SAM, Sergio Onofre, também confirmou o recebimento de R$ 3,7 milhões para aquisição de maquinários. “São valores importantes para as nossas secretarias”, disse.
Riquezas da Amuvi
Um dos projetos recentes mais elogiados da Amuvi - Associação de Municípios do Vale do Ivaí, a exposição itinerante Riquezas do Vale, foi apresentado nesta semana na Amepar - Associação dos Municípios do Médio Paranapanema. O diretor da Amuvi, Alexandre Cantagallo fez a apresentação da proposta, que vem chamando atenção. Segundo Cantagallo, a exposição funciona como uma vitrine cultural e turística da região que, além de dar divulgação a empresas locais, também proporciona a interação entre os participantes, incentivando a formação de parcerias e desenvolvimento de projetos comuns.
Filiação de Paulo Martins
Pesos pesados da política nacional e estadual confirmaram presença na assinatura da filiação do vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins, que está saindo do PL para entrar no Podemos nesta sexta-feira (8). Segundo a imprensa da capital, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, vem para o Paraná acompanhar a filiação. O ex-deputado federal Deltan Dallagnol, recém-filiado ao Podemos também é nome certo. O governador Ratinho Jr., deputado Alexandre Curi, o vice-governador Darci Piana, o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel e o secretário das Cidades, Guto Silva, todos do PSD, também são esperados.
Isenção de motos
O deputado Ney Leprevost (União), presidente da Comissão de Obras, Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa, encaminhou expediente oficial à Secretaria da Fazenda solicitando ampliação da isenção do IPVA para motocicletas no ano que vem. Vigente para este ano fiscal, a isenção foi adotada pela primeira vez pelo Governo do Estado, e é válida para motos de até 170 cilindradas. A expectativa é que o governador Ratinho Junior (PSD) reedite a isenção para essa faixa de potência de veículos para 2026, uma vez que o
benefício que a medida trouxe supera o impacto na arrecadação. A moto, como se sabe, é o veículo mais acessível para população sendo, ainda, um instrumento de trabalho para várias categorias.