COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Petista contra privatização da Copel

Da Redação

| Edição de 10 de julho de 2023 | Atualizado em 10 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Petista contra privatização da Copel

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Petista contra privatização da Copel

O deputado estadual Arilson Chiorato  (PT) informou nesta segunda-feira que comprou ações no início deste mês para acompanhar de perto os trâmites envolvendo o processo de privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel). Nesta segunda-feira, inclusive, ele fez questão de participar da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), votando contra a transformação da empresa em capital disperso sem acionista controlador. “Votei contra a entrega da Copel ao mercado financeiro, assim como o BNDES, porque a privatização será prejudicial ao Paraná, tanto no aspecto econômico quanto social”, afirma o deputado apucaranense Arilson Chiorato, que é coordenador da Frente Parlamentar das Empresas Públicas e das Estatais. Chiorat reforça que os trabalhos para impedir a entrega da Copel ao mercado financeiro permanecem.

Imposto de consumo 

O deputado federal paranaense Filipe Barros (PL) alertou nesta segunda-feira, em seu boletim semanal, que a reforma tributária aprovada na semana passada pela Câmara Federal pode fazer o Brasil ter o maior imposto de consumo do mundo. Segundo ele, um estudo inicial apontava para uma alíquota-base do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA) de 25%, mas a perspectiva agora é que esse percentual seja mais alto. Conforme assinala, mudanças de última hora feitas no texto da reforma, com inclusão de mais segmentos na lista de setores com regime especial, devem elevar a alíquota do IVA. Para o deputado, o que o governo petista quer é arrecadar mais para gastar mais.

FPM cai mais de 30%

Prefeituras de todo o País receberam nesta segunda-feira o primeiro repasse de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante é 32,3% menor em relação a igual período do ano passado, sem contar a inflação. Considerando-se o índice inflacionário do período, a redução é maior ainda, ou seja, de 34,4%. De acordo com especialistas, a queda expressiva dos repasses do FPM é consequência da atividade econômica pouco aquecida que, por sua vez, é reflexo da política monetária rígida que o Banco Central adota para controlar a inflação. Em compensação, as prefeituras receberam neste dia 10 o repasse adicional de 1% do FPM, conforme conquista do movimento municipalista. 

Bazana com avicultores

Uma comitiva de produtores do interior do estado vai participar de uma reunião com o secretário de Agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, nesta terça-feira, às 8h30, em Curitiba. O objetivo do encontro é pedir ajuda do governo para evitar o aumento do número de casos de gripe aviária. A reunião foi uma solicitação do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD). “Tenho acompanhado os casos de gripe aviária junto com a Associação Paranaense de Avicultura do Paraná em Arapongas, e estamos preocupados com a saúde das granjas do nosso Estado. Agora, a palavra é prevenção”, diz o deputado, lembrando que o Norte do Paraná é grande produtor de aves de corte.

Reeleito no MDB

Com 139 votos favoráveis e apenas um contrário, a chapa única MDB de Todos, encabeçada pelo deputado estadual Anibelli Neto, foi eleita sábado para comandar o partido nos próximos dois anos. Anibelli Neto tem como 1º vice-presidente o ex-deputado Renato Adur, como tesoureiro o deputado federal Sérgio Souza e como secretário geral o ex-governador Orlando Pessuti. Uma das principais metas da Executiva Estadual é continuar fortalecendo as bases do MDB em todo o Paraná, sobretudo aumentando o número de prefeitos, vice e vereadores nas eleições do ano que vem.