COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Poim não vai disputar a reeleição

Da Redação

| Edição de 19 de agosto de 2024 | Atualizado em 19 de agosto de 2024
Imagem descritiva da notícia Poim não vai disputar a reeleição

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vereador por dois mandatos e ex-presidente da Câmara, Franciley Preto Godói Poim (PSD) está fora da disputa por uma cadeira no Legislativo de Apucarana no pleito deste ano. Poim chegou a juntar a documentação pessoal para encaminhamento à Justiça Eleitoral, porém desistiu na última hora. O motivo é que ele e sua esposa Maria Vilma enfrentam problemas de saúde, por isso preferiu preservar a família neste momento. Representante do Distrito de Pirapó, Poim foi eleito vereador em 2016 com 1.867 votos, sendo reeleito em 2020 com 1.286 votos. Foi presidente da Câmara no biênio 2021 e 2022, além de presidente da Autarquia de Serviços Funerários de Apucarana (Aserfa) no mandato do ex-prefeito Beto Preto (PSD). Ele diz que vai continuar sendo leal ao grupo político comandado por Beto Preto, Paulo Vital, Ratinho Junior e João Ortega.

Três vagas abertas

Com a decisão do vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD) de não concorrer à reeleição no pleito de 6 de outubro deste ano, já são três os vereadores que estão fora da disputa por uma vaga na Câmara de Apucarana. Além de Poim, não concorrem à reeleição Rodrigo Liévore Recife (MDB), que é candidato a prefeito, e Marcos da Vila Reis (PP), candidato a vice-prefeito na chapa de Rodolfo Mota (União Brasil). Isso, por si só, já garante uma renovação no quadro de vereadores para a próxima legislatura, levando-se em conta que alguns dos atuais podem não se reeleger. A disputa promete ser bastante acirrada com mais de 160 candidatos para 11 cadeiras.

Segunda-feira de campanha

Os candidatos à Prefeitura de Apucarana iniciaram a semana em ritmo de campanha. Rodolfo Mota (União) fez um ‘segundo tempo’ do adesivaço do fim de semana reunindo apoiadores na Acea, no fim da tarde. Já a candidata do PT, Jane Reis, visitou paróquia, empresa e esteve no Sindicato da Alimentação discutindo propostas. O candidato Paulo Vital (PL) divulgou ontem, em suas redes sociais, uma visita feita às obras do Hospital da Providência. Quem também mostrou visitas em suas redes sociais foi o vereador Rodrigo Recife (MDB), que vem sendo recebido em indústrias da cidade para apresentação de suas propostas. 

Festa dos candidatos

Em Arapongas, a Festa do Ovo e do Abacate, realizada anualmente na Colônia Esperança, teve a maior edição dos últimos tempos neste fim de semana. Além de grande público, o evento foi disputadíssimo também entre os candidatos aos cargos eletivos. Os dois candidatos a prefeito: Rafael Cita (PSD) e Jair Milani (PL) passaram pela festa e registraram as visitas nas redes sociais. Vários candidatos a vereador também prestigiaram o evento. Outro ponto  cada vez mais frequentado pelos candidatos é a feira livre de domingo. A feira de Arapongas é uma das maiores da região e é ponto de encontro tradicional da política. O prefeito Sérgio Onofre (PSD) não costuma perder nenhuma edição.    

Pesquisa em Maringá

Pesquisa de intenção de votos divulgada ontem aponta ampla vantagem do candidato Silvio Barros (PP) na disputa pela Prefeitura de Maringá. Os dados são do Instituto Paraná Pesquisas e colocam o ex-prefeito com 57% das intenções de votos na estimulada. Na segunda posição está Edson Scabora (PSD) – candidato do atual prefeito Ulisses Maia e do governador Ratinho Junior - com 15,4%, seguido de Humberto Henrique (PT), com 7%; Evandro Oliveira (PSDB), com 3,8%; e o Pastor José Santos (Mobiliza), com 1%. 6,9% não responderam ou disseram que não sabem em quem votar. Nesse cenário não haveria segundo turno em Maringá.