COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Poim vai presidir Comissão Processante

Da Redação

| Edição de 25 de agosto de 2023 | Atualizado em 25 de agosto de 2023
Imagem descritiva da notícia Poim vai presidir Comissão Processante

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Poim vai presidir Comissão Processante

A Comissão Processante (CP) da Câmara Municipal de Apucarana, que vai investigar denúncia de xenofobia contra o vereador Toninho Garcia (União Brasil), esteve reunida no final da tarde de quinta-feira e definiu os cargos a serem ocupados por cada um dos três membros. A presidência da comissão ficou com o vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), a relatoria com o vereador Marcos da Vila Reis (PSD) e o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB) foi escolhido como secretário. A comissão está providenciando a notificação do vereador Toninho Garcia para fazer sua defesa num prazo de dez dias e, a partir daí, dar sequência às investigações. Garcia está sendo denunciado pelo fato de dizer que “os nordestinos não gostam muito de trabalhar”. O vereador Poim (foto) pretende conduzir os trabalhos da maneira mais justa e transparente possível, assim como demais companheiros da comissão.

Pauta de votação 

Nesta segunda-feira, a partir das 16 horas, a Câmara de Vereadores de Apucarana vai realizar sessão ordinária conforme horário regimental. Da pauta de votação constam três projetos de lei que seriam votados na sessão anterior mas foram retirados por pedidos de vista.Têm ainda mais um projeto que entrou na ordem do dia e um requerimento. Em segundo turno será votado, por exemplo, o projeto de autoria do presidente do Legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira (PL), juntamente com o vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que autoriza o Poder Executivo a implantar a telemedicina na saúde pública de Apucarana. Molina espera boa participação popular na sessão.

Respeito aos animais

A Comissão de Saúde da Câmara Federal aprovou nesta semana projeto do deputado Sérgio Souza (MDB), que proíbe denominar doenças infecciosas com nomes de animais que não são causadores dessas doenças, mas apenas seres atingidos por elas. Segundo o parlamentar, que é do Vale do Ivaí, a medida é necessária tendo em vista preconceitos e até casos de violência contra animais. “Temos visto mortes intencionais de animais noticiados pelo País. São crimes contra a fauna cometidos por ignorância e que podem ser desestimulados com medidas simples”, afirma. Ele cita a “monkey pox” ou “varíola dos macacos”, que não é originária dessa espécie animal, mas assim é conhecida.

Deputados no leilão

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), e o primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD), participaram nesta sexta-feira do leilão do Lote 1 do pacote de concessões de rodovias do Paraná. O pregão, realizado na Bolsa de Valores, em São Paulo, contou com a participação do governador Ratinho Junior (PSD) e do ministro dos Transportes, Renan Filho. Traiano destacou o papel fundamental da Assembleia no processo. “Este é um momento histórico para o Paraná. O leilão deste lote tem desconto de 18,25% na tarifa básica por quilômetro rodado e obras mantidas. A Assembleia teve um papel primordial na construção do novo modelo”, disse.

Meta do PL no Paraná

O Partido Liberal (PL), sigla do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, pretende dar um avanço grande nas eleições municipais do ano que vem no Paraná. Para tanto, deu início a uma série de encontros regionais visando fortalecer o partido no interior, inclusive com as filiações de novas lideranças políticas e comunitárias. Segundo o presidente da legenda no Estado, deputado federal Fernando Giacobo, a meta no Paraná é eleger pelo menos 60 prefeitos, 70 vice-prefeitos e em torno de 200 vereadores. Em nível de Brasil, o partido quer passar de 300 para 1.500 prefeitos. Tratam-se de metas ambiciosas, mas não impossíveis para um partido que tem a liderança de Bolsonaro.