COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeito passa cargo ao vice em Jandaia

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2022 | Atualizado em 24 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Prefeito passa cargo ao vice em Jandaia

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeito passa cargo ao vice em Jandaia

O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), passou o cargo nesta quinta-feira ao vice-prefeito Dionísio Costa Alves (Podemos), o Fifa. O motivo é a viagem do prefeito a Genebra, na Suíça, marcada para este final de semana. Fifa vai permanecer no período de ausência de Lauro Junior, que estará naquele país de 26 de junho a 4 de julho. Será uma missão técnica em Genebra, da qual vão participar vários prefeitos do Paraná, inclusive outros três do Vale do Ivaí: Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, de Faxinal; Emerson Toledo Pires (MDB), de Cambira, e José Roberto Furlan (Cidadania), de Jardim Alegre. Lauro Junior esclarece que todas as despesas de viagem e de hospedagem serão de sua responsabilidade pessoal e não do Município.

Apucarana e o “5G” 
Apucarana constituiu uma comissão para preparar a cidade para receber a tecnologia 5G. A segunda reunião para discutir o tema foi realizada na tarde desta sexta-feira, no gabinete municipal. Participaram do encontro o prefeito Junior da Femac (PSD), alguns assessores diretos e o presidente da Acia, Wanderlei Faganello. De início, o jurídico irá estudar a adequação da legislação municipal que, posteriormente, deverá tramitar na Câmara de Vereadores. Junior da Femac destaca que “essa tecnologia irá permitir avanços extraordinários nos negócios, na indústria, no setor de prestadores de serviços e na educação, entre outras áreas e Apucarana precisa estar pronta para receber o 5G”. 
Recursos para São João
A prefeita de São João do Ivaí, Carla Emerenciano (União Brasil), recepcionou na manhã desta sexta-feira, na frente da Prefeitura, o deputado e líder do Governo Bolsonaro na Câmara Federal, Ricardo Barros. À prefeita, vereadores e demais lideranças locais Barros fez a entrega de uma pá-carregadeira e de um ônibus adaptado à saúde, adquiridos com recursos de emendas do parlamentar. O deputado anunciou ainda a destinação de recursos para pavimentação asfáltica, calçamento com pedras poliédricas e construção de uma nova capela mortuária. Segundo a prefeita, essa obra deverá ser iniciada nos próximos dias.
Contas de Pegorer
A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a última sessão ordinária do primeiro semestre e, na sequência, entra no recesso de meados do ano. A sessão, no entanto, será específica para julgamento do relatório do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que recomenda a desaprovação da prestação de contas do ex-prefeito Valter Pegorer, referente ao exercício de 2005. Segundo o presidente do Legislativo, Franciley Preto Godói Poim (PSD), por ser específica não haverá outras matérias na ordem do dia, assim como o expediente em que os vereadores fazem suas explicações pessoais será reduzido a 30 minutos.
Dados do autista
O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD) apresentou na Assembleia Legislativa do Paraná o projeto de lei 274/2022, que cria diretrizes para inclusão de informações dos sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA) na carteira de vacinação. Segundo a proposta, as carteiras de vacinação em formato impresso ou digital, do sistema de saúde do Estado do Paraná, passarão a conter, em caráter preventivo e informativo, esclarecimentos sobre os sintomas do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os sintomas serão especificados pelo órgão técnico competente do Estado.