COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Prefeitos discutem integração das cidades

Da Redação

| Edição de 20 de março de 2023 | Atualizado em 20 de março de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O fortalecimento do movimento municipalista no Paraná segue em alta, com adesão e unidade entre os 399 municípios. Esta é a opinião do prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), que nesta segunda-feira participou da eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), em Curitiba, tendo sido eleito presidente o prefeito de Santa Cecília do Pavão, Edimar dos Santos (PTB). Junior da Femac integra a chapa como presidente do Comitê de Desenvolvimento Econômico dos Municípios. Junior da Femac conversou com vários colegas prefeitos de todas as regiões. “Com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, tratamos de parcerias para apresentações culturais no nosso Cine Teatro Fênix. E com os prefeitos de Londrina, Marcelo Belinati, e de Maringá, Ulisses Maia, avaliamos parcerias no campo econômico, do turismo e de mobilidade, visando maior integração entre as cidades do eixo Londrina, Apucarana, Maringá”, informou. (Na foto: Ulisses Maia, Junior da Femac e Marcelo Belinati)

Pedido de cassação 

O morador Victor Hugo Barbieri Missiato, de Jandaia do Sul, protocolou na Câmara de Vereadores, na última sexta-feira, pedido de cassação do prefeito Lauro Junior (União Brasil), que já está afastado do cargo por 90 dias por uma decisão da Justiça. Os motivos seriam os mesmos já citados em ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual. Por orientação da assessoria jurídica, o presidente da Câmara, Cláudio Roberto Táparo (PTB), colocou o pedido de cassação para leitura na sessão ordinária desta segunda-feira à noite. Agora segue para análise das três comissões: de Legislação, da Educação e da Agricultura. Cada uma delas tem dez dias para dar seu parecer. 

Cresol em Cambira

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (MDB), recebeu nesta segunda-feira a visita do presidente da Cooperativa Cresol, Claudomiro Garcia, que estava acompanhado do gerente de Expansão, Valdir Luft, e do diretor de Negócios, Cristiano de Oliveira. Na pauta a instalação de uma unidade da Cresol em Cambira. Toledo avalia que a Cresol vem crescendo muito na região e é de grande interesse que se instale em Cambira, que também registra crescimento econômico e populacional. Também participaram da reunião o secretário de Indústria e Comércio, Marquinho da Cafeeira, e a tesoureira da Prefeitura, Paula Nochi.

Piso da enfermagem

O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (Cidadania) encaminhou para a Câmara de Vereadores projeto de lei que garante pagamento do piso salarial da enfermagem para os profissionais de enfermagem e técnicos de enfermagem contratados pela administração municipal. O anúncio do envio do projeto ao Legislativo foi feito numa reunião do prefeito com a secretária municipal de Saúde, Sílvia Bovo Tsechuk, o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Barbosa, a vice-presidente Priscilla Bogo, e o vice-prefeito Moisés Lnortovz dos Santos. Para o prefeito, esses profissionais merecem receber o piso pelo trabalho que realizam cuidando da saúde da população.

Requerimento à Rumo

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) fez um requerimento ao diretor presidente da concessionária Rumo Logística, João Alberto Fernandez de Abreu, solicitando esclarecimentos sobre a falta de sinalização e mecanismos de segurança em ferrovias localizadas no Paraná. Ele cita tragédia ocorrida no dia 9 de março, em Jandaia do Sul, envolvendo um ônibus escolar da Apae e um trem operado pela concessionária, que causou a morte de três pessoas, duas alunas da associação e uma senhora que era cozinheira. O deputado pede o comparecimento do presidente da Rumo na Assembleia Legislativa para uma audiência com os parlamentares.