O prefeito de Arapongas, Rafael Cita (PSD), mostra preocupação com o alto índice de acidentes na PR-444. Ele anunciou nesta semana que buscará soluções imediatas junto à nova concessionária da rodovia, a EPR Vias. A prefeitura já havia solicitado ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a instalação de radares e redutores de velocidade no trecho que liga Arapongas a Mandaguari, mas os pedidos foram negados em gestões anteriores. Outras medidas, como a instalação de guard-rails no canteiro central, também foram descartadas por limitações técnicas e normas federais de largura de pista.
Apesar de ser duplicada, a PR-444 registra colisões frequentes, muitas com acidentes com óbito. O prefeito diz esperar que a nova concessionária apresente soluções para reduzir os acidentes na rodovia.
Balão de ensaio
Com o anúncio da pré-candidatura do vereador Lucas Leugi (PSD) para deputado estadual, revelada na última terça-feira (3), Apucarana já conta com mais de dez nomes colocados para concorrer à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e à Câmara Federal nas eleições de outubro. No entanto, muitos desses pré-candidatos declarados não devem concorrer de fato. Há casos de políticos que incluíram seus nomes como possíveis concorrentes na disputa apenas para “medir a pressão”. Até as convenções, que vão ocorrer entre os dias 20 de julho e 5 de agosto de 2026, muita água ainda vai passar por baixo da ponte.
Servidores ausentes
Muitos servidores municipais de Apucarana ficaram preocupados com as mudanças na Lei Orgânica votadas na Câmara, apesar do presidente da Casa, Danylo Acioli (MDB), garantir que nenhum direito seria retirado. Houve muitos comentários nos corredores da Prefeitura e nos aplicativos de mensagens, mas poucos funcionários públicos apareceram nas duas votações. O vereador Lucas Leugi chegou a contar o número de servidores presentes na votação da última terça-feira: 22. A maioria, no entanto, era formada por sindicalistas. Leugi, inclusive, alertou sobre a falta de união do funcionalismo na defesa de pautas de seu interesse no município.
Elogios ao chefe
Durante passagem por Arapongas, na última terça-feira, o secretário de Cidades, Guto Silva, não poupou elogios ao governador Ratinho Junior (PSD). Pré-candidato ao governo do Estado, ele disputa com o deputado estadual Alexandre Curi e o ex-prefeito Rafael Greca, todos do PSD, o apoio do governador para concorrer à sucessão estadual. Guto Silva disse que o Paraná vive um dos melhores momentos de sua história, com pleno emprego e crescimento econômico. Ele afirmou ainda que é um entusiasta da candidatura de Ratinho Junior à presidência da República e disse que representa um projeto de continuidade no governo do Paraná.
Licitação milionária
A Sanepar deve lançar ainda no primeiro semestre deste ano a licitação do Sistema de Abastecimento Integrado do Norte do Paraná (SAINP), obra estratégica para garantir o fornecimento de água a Apucarana, Arapongas e Rolândia até 2050. O anúncio foi reforçado durante a passagem do diretor-presidente da companhia, Wilson Bley, por Apucarana, quando foi apresentado um pacote de investimentos que soma cerca de R$ 650 milhões apenas para a área de abastecimento. O SAINP será executado por meio de um modelo de locação de ativos, no qual a empresa vencedora ficará responsável pelo projeto executivo e pela construção da infraestrutura, enquanto a Sanepar fará a operação do sistema.