COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Projeto garante gratuidade no transporte para pacientes de câncer em Apucarana

Da Redação

| Edição de 29 de maio de 2023 | Atualizado em 29 de maio de 2023
Imagem descritiva da notícia Projeto garante gratuidade no transporte para pacientes de câncer em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Câmara de Apucarana aprovou ontem projeto de lei, proposto pelo vereador Lucas Leugi (PP), que estende a isenção de tarifa do transporte coletivo aos pacientes em tratamento contra o câncer de qualquer tipo no município. A matéria ganhou uma emenda do vereador Mauro Bertoli (União Brasil), que incluiu o direito à gratuidade a um acompanhante de cada paciente. O projeto de lei chegou a gerar polêmica, quando teve seu pedido de urgência não aprovado na sessão itinerante realizada no Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo no começo deste mês. Agora, depois de passar pelas comissões, a proposta foi aprovada por unanimidade. “O projeto, que era bom, ficou ótimo com a emenda”, disse o vereador Luciano Molina (PL), presidente do Legislativo. O texto vai agora para sanção do prefeito Junior da Femac (PSD). 

Emoção de Beto Preto  

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, não escondeu a emoção na festa de comemoração dos 65 anos da Associação Filantrópica Ferra Mula, de Apucarana, na última sexta-feira (26). “O Ferra Mula é sinônimo de Apucarana e sinônimo de filantropia no Paraná. Ao longo de mais de seis décadas, a entidade ajuda as pessoas. É uma satisfação muito grande rever os associados e lembrar de todos aqueles que estão em outro plano, mas que ajudaram a fazer essa história tão bonita”, disse Beto Preto. Ele lembrou do pai Pedro Preto, que morreu em 2019, e foi um dos fundadores do Ferra Mula. “Cresci vendo meu pai na beira da churrasqueira ajudando a preparar a tradicional costela”, comentou Beto. 

Telemedicina 

O vereador Luciano Molina (PL), presidente da Câmara de Apucarana, defendeu ontem a regulamentação da telemedicina no município. Nessa modalidade, os médicos atendem os pacientes à distância, com avaliação de exames e troca de informações de forma virtual. Para Molina, a telemedicina já é largamente utilizada e pode  ajudar a desafogar o atendimento na rede de saúde. O vereador Tiago Cordeiro (MDB) lembrou que já protocolou um projeto nesse sentido há 15 dias no Legislativo. Ele também entende que  a tecnologia pode auxiliar o município em casos específicos e convidou Molina a assinar o projeto de regulamentação juntos. 

Praça do Redondo 

A Praça Interventor Manoel Ribas, em Apucarana, vem sendo alvo novamente de críticas por parte de moradores que estão incomodados com a aparência decadente e abandonada do local. Entre os principais problemas citados na “Praça do Redondo”, como é conhecida, está a presença de moradores de rua, usuários de drogas e a sujeira causada pelas fezes de pássaros que impregnam bancos e os brinquedos do parque infantil. Apesar das críticas que se repetem há anos, principalmente por comerciantes,  o município vem protelando a apresentação de um projeto mais abrangente no local. O argumento principal é de que a Praça do Redondo tem uma função importante para distribuir o trânsito no centro e, por isso, a dificuldade em encontrar uma solução viável. 

Devolução de subsídios 

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), de Curitiba, condenou o presidente da Câmara de Ortigueira, vereador Marcos Rogério de Oliveira Mattos (União Brasil). Ele terá de restituir aos cofres municipais a quantia de R$ 17.129,88, devidamente corrigidos. Conforme apurado em fiscalização realizada pela Coordenadoria de Acompanhamento de Atos de Gestão (Cage) do TCE-PR, a importância foi recebida indevidamente entre janeiro e setembro de 2021, quando ele era presidente do Legislativo. Cabe recurso da decisão.