COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

PT de volta na Câmara de Apucarana

Da Redação

| Edição de 11 de julho de 2025 | Atualizado em 11 de julho de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nesta segunda-feira (14), o PT deve retornar a Câmara de Vereadores de Apucarana após um hiato de 12 anos. A retotalização dos votos das eleições proporcionais está marcada para às 16 horas, no Fórum Eleitoral, e deve confirmar vaga a Odarlone Orente (PT). O médico foi o mais votado nas eleições, mas não conseguiu se eleger por conta do quociente eleitoral, que será atingido com a anulação dos votos do Podemos em razão de fraude à cota de gênero. Segundo especialistas, ele vai ocupar a vaga de Luiz Vilas Boas (PDT). A última legislatura que o PT emplacou vereadores em Apucarana foi em 2012, com a eleição de Aurita Bertoli e do radialista Luis Magalhães. Com outras ações em andamento, a dança das cadeiras na Câmara não deve ser finalizada nesta segunda.

Ratinho Jr venceria Michelle

No Paraná, o governador Ratinho Jr. (PSD) venceria tanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) em eventual disputa pela Presidência. O governador empataria com Jair Bolsonaro (PL), caso o ex-presidente estivesse apto a concorrer às eleições. Os dados são do instituto Paraná Pesquisas, divulgados nesta sexta-feira. Contra o presidente Lula, o governador sai na frente com 49% das intenções de voto, contra 15,5% do petista. Testado contra a ex-primeira-dama, Ratinho Jr. venceria com 44,7% contra 21,4% de Michelle Bolsonaro. Já contra o ex-presidente Jair Bolsonaro há empate técnico. Ratinho Jr tem 33,6% e Bolsonaro 34,4%.

Apucarana adianta 13º

Conforme anunciado, a Prefeitura de Apucarana pagou nesta sexta-feira (11) a primeira parcela do 13º salário aos servidores. A folha totaliza R$ 9.833.598,22 para 3.669 servidores da administração direta e indireta do município. O prefeito Rodolfo Mota (União) não esconde que a antecipação é uma conquista que vem de muito esforço e de um rigoroso plano de ajuste financeiro, dado o cenário de dificuldades do início de seu mandato. “Estamos cuidando das contas, porque só assim conseguimos cuidar das pessoas. Valorizar nossos servidores, dar oportunidades de capacitação e boas condições de trabalho também é fundamental para garantir serviços de qualidade”, comenta.

Café da Câmara

Inaugurado em junho, o Espaço Cafés da Câmara de Apucarana começa a cumprir seu papel de valorização da cafeicultura. Dez produtores locais já se credenciaram para fornecer os produtos ao legislativo. Além de adquirir o café localmente, a iniciativa também visa dar divulgação para os produtores, que serão protagonistas de videos institucionais produzidos pela Câmara. A instituição dessa política de valorização veio de resolução do vereador Moisés Tavares (PP), que está bastante satisfeito com os resultados obtidos. “Um dos objetivos de criar o espaço ‘Cafés é justamente valorizar e enaltecer a nossa cafeicultura, destacando a qualidade do café produzido aqui”, comenta.

Incentivo em Jd. Alegre

Durante a inauguração do novo sistema de produção de ovos caipiras e orgânicos da Cooperativa de Comercialização Camponesa Vale do Ivaí (Cocavi) de Jardim Alegre, na última quinta-feira (10), foi anunciado o primeiro contrato do empreendimento: a Prefeitura. Segundo o prefeito Moisés Santos (PSD), os ovos orgânicos da cooperativa vão reforçar o cardápio da merenda escolar da rede municipal “Alimentação saudável é essencial para o desenvolvimento das nossas crianças. Quando conseguimos comprar da agricultura familiar, fortalecemos a economia local e cuidamos da saúde ao mesmo tempo”, declarou o prefeito.