COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ratinho contente com campanha em Apucarana

Da Redação

| Edição de 21 de setembro de 2022 | Atualizado em 21 de setembro de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho contente com campanha em Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador e candidato à reeleição, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), cumpriu agenda na tarde desta quarta-feira em Londrina. E, num intervalo, após evento no Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), se reuniu com o ex-secretário de Estado da Saúde e candidato a deputado federal Beto Preto (PSD) e o vice-prefeito de Apucarana e candidato a deputado estadual, Paulo Vital (PSD). Eles conversaram sobre a campanha e as boas perspectivas de eleição de Beto Preto e Paulo Vital. Ratinho Junior se manifestou muito contente com a campanha em Apucarana. “Considero fundamental a eleição do Beto Preto a deputado federal e importantíssima a eleição do Paulo Vital para representar Apucarana em Curitiba”, assinalou o governador, que lidera com folga as pesquisas de intenção de voto para o governo do Estado. 

Candidatos com deficiência 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou ontem, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, o número de candidatos já habilitados pela Justiça Eleitoral que declararam ter algum tipo de deficiência. São 448 em um universo de mais de 27 mil candidaturas aptas. Outros 28 candidatos com deficiência tiveram o pedido indeferido. De 476 candidatas e candidatos registrados (abrangendo os com registro deferido e indeferido), 264 informaram possuir deficiência física (53,66%), 115 visual (23,37%), 59 auditiva (11,99%), 13 autismo (2,64%) e 41 de outro tipo (8,33%). 

Motociata de Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores a organizarem motociatas pelo País em 1º de outubro, na véspera do primeiro turno das eleições. Nos últimos dias, o entorno do candidato à reeleição tem tentado afastar o “clima de derrota” na militância. Com a estagnação do chefe do Executivo nas pesquisas e a ofensiva de seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo voto útil, a campanha bolsonarista tem apostado em fatos que mostrem “força política”, como os atos de 7 de setembro, no Bicentenário da Independência.

Desistência de Ciro

Mais de 50 políticos e intelectuais da esquerda em países da América Latina escreveram uma carta aberta ao candidato Ciro Gomes (PDT) pedindo que ele desista da corrida presidencial no Brasil em prol do voto útil em Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A carta é assinada pelo Prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o argentino ativista dos direitos humanos que recebeu o prêmio pela criação do Serviço Paz e Justiça na América Latina, e pelo ex-presidente do Equador Rafael Correa, entre outros. O documento pede que Ciro não cometa um “erro” ao manter sua candidatura.

Apoio ao kartismo

O prefeito Lauro Júnior (União Brasil), de Jandaia do Sul, promete novidades para os próximos dias sobre evento de kart na Praça do Café, uma das competições mais tradicionais da cidade no passado. Nos dias 5 e 6 de novembro, conforme ele avisa, a emoção estará de volta com o kart de rua na cidade. O prefeito promete mais informações para os próximos dias. Há poucos dias o prefeito usou as redes sociais perguntando o que as pessoas achavam de ter de volta o kart de rua em Jandaia e sua postagem “bombou” com centenas de curtidas e comentários positivos. No post ele publicou uma série de fotos de eventos de kart realizados nas ruas da cidade, nos anos de 1980, que reunia uma multidão na área central.