COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ratinho Jr e o apoio em Jandaia

Da Redação

| Edição de 05 de julho de 2024 | Atualizado em 05 de julho de 2024

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Considerado um grande estrategista e com intenso trabalho de bastidores nessas eleições municipais que se encaminham, o governador Ratinho Junior (PSD) pode não pedir votos para ninguém em sua terra natal. Jandaia do Sul, até a última contagem, tem nove autoproclamados pré-candidatos,  nenhum citando que tem apoio do governador. Ocorre que, em casa, Ratinho Junior tem relações forjadas há muito tempo com praticamente todas as lideranças da cidade, logo, apoiar um é desagradar a muitos amigos. Por isso, espera-se a neutralidade de Ratinho Junior, até porque do PSD não há pré-candidato. E para quem acha exagerada a quantidade de pré-candidatos, é bom lembrar que na última eleição sete nomes disputaram a prefeitura de Jandaia do Sul.

Seis meses

Para os prefeitos que não vão concorrer à reeleição, a contagem regressiva não é para o dia 6 de outubro, mas para o fim do mandato. Com seis meses para encerrar seu quarto mandato, o prefeito de Novo Itacolomi, Moacir Andreolla (PSD), já tem dado um tom de despedida em seus discursos. Nessa semana, durante inauguração da reforma da escola municipal, ele afirmou que já sabe que não vai inaugurar todas as obras em andamento no município: são 22. “São R$ 30 milhões em investimentos, o que para um município do nosso porte é muito bom”, diz. No pacote, tem casa, asfalto, barracão industrial. “Quando deixei de ser prefeito não precisei mudar de Itacolomi. Minha alegria é sair e olhar no olho de todo mundo”, comenta. 

Sepultamento de pets

Depois de lei aprovada pela Câmara de Apucarana, o Legislativo de Londrina também deverá apreciar projeto de lei de autoria da vereadora Daniele Ziober (PP), que autoriza o sepultamento de animais de estimação (cães e gatos) em jazigos da família nos cemitérios públicos locais. De acordo com a vereadora, o projeto ainda está em formatação, mas deverá ser idêntico ao do vereador Luciano Molina (Agir), de Apucarana. A justificativa da vereadora é a mesma, ou seja, que os animais de estimação são considerados membros da família e que, ao morrerem, precisam ser enterrados com o devido respeito. Projeto deverá ser protocolado nos próximos dias.

Licença de servidores

Servidores públicos efetivos e comissionados que queiram disputar algum cargo eletivo nas eleições do dia 6 de outubro devem deixar suas funções a partir deste sábado, dia 6, ou seja, 90 dias antes das eleições municipais do dia 6 de outubro. Aqueles comissionados têm que ser exonerados, já os efetivos têm direito a licença remunerada até a data das eleições, porém sem as vantagens que o cargo oferece, como auxílio-alimentação, adicional noturno, etc. Diversos funcionários efetivos da Prefeitura de Apucarana trabalharam até esta sexta-feira e só voltam às suas funções dia 7 de outubro. Já a volta dos comissionados depende de decisão do prefeito.

Missão da Acia

A Associação Comercial, Industrial e Serviços de Apucarana (Acia) segue no seu propósito de se aproximar de outras entidades do estado. Na última quinta-feira, comitiva comandada pelo presidente Wanderlei Faganello esteve na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic), sendo recebida pelo presidente da entidade, Siro Canabarro. “Já fomos em ACIPG e na ACIM. Tanto em Ponta Grossa, quanto  em Maringá pudemos trocar informações importantes, porque vivenciamos os mesmos problemas. Em Cascavel não é diferente. O que muda são as soluções que cada um aplica em prol de seu associado. E é aí que essa troca de experiências tem nos ajudado a melhorar nosso modelo de gestão”, destaca Faganello.