COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Ratinho Jr. recebe prefeitos

Da Redação

| Edição de 21 de junho de 2022 | Atualizado em 21 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Ratinho Jr. recebe prefeitos

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ratinho Jr. recebe prefeitos

O governador Ratinho Junior (foto), do PSD, entrega nesta quarta-feira, às 10 horas, no Palácio Iguaçu, editais de investimentos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) para mais de 350 municípios. O aporte é superior a R$ 640 milhões, fruto do sistema de financiamento e de transferências voluntárias. Somado aos anúncios do começo do ano, são mais de R$ 1 bilhão em recursos para as prefeituras municipais investirem em pavimentação, aquisição de veículos, barracões industriais, pistas de skate, parques, ciclovias, pontes, centros de convivência, praças e infraestrutura urbana e rural neste semestre. O ato terá a presença do secretário da Sedu, Augustinho Zucchi, do assessor especial de gabinete da Governadoria, Beto Preto, e prefeitos de quase todo o Paraná. 

Feira Verde repercute 
O Programa Feira Verde vem alcançando resultados muito positivos em Apucarana. E isso já repercute no Vale do Ivaí. Ontem o secretário municipal da Agricultura, Gerson Canuto, e o vereador Rodrigo Lievore Recife (União Brasil) foram convidados a participar de reunião do “Território do Vale do Ivaí”, em Ivaiporã, com o objetivo de explicar o funcionamento do programa, diante do interesse de alguns municípios. O “Feira Verde” propõe a troca de recicláveis por hortifrutigranjeiros e, além de beneficiar as famílias, também gera bons resultados para a Cooperativa dos Catadores de Recicláveis (Cocap) e para a agricultura familiar. O programa já atendeu vários bairros de Apucarana, tendo muita aceitação da comunidade.
Quinta-feira de orações
O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) espera que haja uma maior participação de pessoas no momento especial de orações, que acontece nesta quinta-feira, às 19h30, na Câmara de Apucarana. O Grupo de Oração se reúne toda última quinta-feira do mês para rezar pelos vereadores, pelo prefeito e por todos os agentes públicos que trabalham a serviço da população. “A Câmara é um lugar onde a gente debate e pode mudar a realidade do município para bem ou para mal, então vamos todos rezar para que nosso mandato acerte e possa construir o bem para todos os apucaranenses”, afirma o vereador, que diz estar cumprindo uma missão de cristão com esta iniciativa.
Convenções partidárias
Falta menos de um mês para o início do prazo para que os partidos políticos possam realizar convenções destinadas a deliberar sobre coligações e a escolha de candidatos e candidatas a presidente e vice-presidente da República para as eleições deste ano, bem como aos cargos de governador e vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual e distrital. O primeiro turno do pleito está marcado para 2 de outubro, e o segundo turno para 30 do mesmo mês, caso haja. As convenções podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto, no formato presencial, virtual ou híbrido. 
Pai e filha na política
Por onde tem andado na região, o ex-deputado federal Alex Canziani (PSD) não disfarça o orgulho que tem em relação à filha Luísa Canziani (PSD), sua sucessora na Câmara Federal. “Ela está fazendo um belo trabalho. É a deputada mais jovem do Brasil. A Luísa está tendo mais projeção em três anos de mandato do que eu tive em mais de 20 anos em Brasília”, afirma ele, que vai concorrer a deputado estadual para que a filha tente a reeleição na Câmara Federal. Alex foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos de 1999 até 2018, duas vezes vereador em Londrina, vice-prefeito e, ultimamente, secretário de Gabinete do prefeito Marcelo Belinati (PP).