COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Regionalização de serviços na Amepar

Da Redação

| Edição de 09 de abril de 2024 | Atualizado em 09 de abril de 2024
Imagem descritiva da notícia Regionalização de serviços na Amepar

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma das pautas que vêm sendo discutidas na Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), que é presidida pelo prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), é a regionalização de alguns atendimentos estratégicos. Onofre defende, por exemplo, a instituição de um abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica para uso regional, reduzindo custos e garantindo a oferta do atendimento inclusive para municípios menores, onde a estrutura administrativa muitas vezes não comporta o serviço. Arapongas, que tem uma política municipal de segurança pública muito bem resolvida e desenvolvida, sendo uma das primeiras cidades da região a adotar a Patrulha Maria da Penha, implantou com sucesso um refúgio para mulheres nessas condições há um ano.

Jogo de xadrez

A definição dos pré-candidatos a prefeito dos grupos ligados ao secretário de Saúde, Beto Preto (PSD), e ao prefeito Junior da Femac (MDB), em Apucarana, deve ficar mesmo para as convenções, marcadas para o período entre 20 de julho e 5 de agosto. O vice-prefeito Paulo Vital deu esse tom durante entrevista em que confirmou sua ida ao PL na última segunda-feira. Apontado como pré-candidato a prefeito até pouco tempo, ele desconversou sobre o nome do grupo para a disputa. Do lado de Junior da Femac, o escolhido - se houver um já definido - também é guardado a sete chaves. O vereador Rodrigo Recife (MDB) seria a bola da vez, mas foge do assunto quando é questionado.

Missão Índia

Com olho de empresário, Ratinho Júnior  (PSD) está mirando o mercado indiano. Quinta maior economia do planeta e o país mais populoso do mundo, a Índia será o destino da próxima viagem internacional liderada pelo governador do Paraná, que vai buscar parcerias na área de inovação e tecnologia com empresas e órgãos institucionais do gigante asiático. A comitiva desembarca no dia 11 em solo indiano, onde segue até o dia 16. A ideia é ir beber na fonte do país que é referência mundial em tecnologia para afinar o modelo de inovação que Ratinho vem desenhando para o estado desde o início do seu mandato. 

Plano de carreira

A aprovação do projeto de lei complementar criando o Estatuto e Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Procuradoria-Geral do Município de Apucarana gerou forte repercussão entre o funcionalismo municipal. Outras categorias estão cobrando também a aprovação de um plano de carreira. O prefeito Junior da Femac (MDB), inclusive, já foi procurado por grupos de servidores que cobram o mesmo tratamento dos advogados do setor jurídico. A criação de um estatuto e plano de cargos de todo o funcionalismo é, na verdade, uma demanda histórica do funcionalismo municipal. O jurídico da Prefeitura conseguiu emplacar um projeto próprio, que reorganiza a função do procurador jurídico no âmbito da administração municipal e das autarquias

Contas aprovadas

A Câmara de Vereadores de Cambira aprovou na sessão de anteontem, por unanimidade, as contas do prefeito Emerson Toledo Pires (PR) relativas ao exercício de 2021. A aprovação segue parecer do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR). O prefeito, que está em seu segundo mandato, destaca que todas suas contas analisadas até agora foram aprovadas. “Esse resultado é fruto de um trabalho em equipe e também reforça nosso compromisso que assumimos com a população, de fazer um mandato transparente e uma gestão com responsabilidade”, comenta o prefeito.