Secretário busca verba para Apucarana
O secretário municipal de Assuntos Estratégicos da Prefeitura de Apucarana, advogado Danylo Acioli, esteve no início desta semana em Curitiba, para tratar de alguns assuntos de interesse do município. Ele esteve, por exemplo, na Assembleia Legislativa do Paraná, onde foi recebido no gabinete da deputada estadual Cantora Mara Lima (Republicanos). Na oportunidade, ele conseguiu da deputada a destinação de recursos no valor de R$ 450 mil junto ao governo do Estado, por meio de emendas e indicações, para serem investidos em Apucarana nas áreas de esportes, segurança pública e desenvolvimento urbano. Danylo Acioli e Mara Lima congregam na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, o que tem facilitado uma aproximação política entre ambos para tratar de assuntos de interesse de Apucarana.
Vereador no Feira Verde
O vereador Rodrigo Recife (União Brasil) acompanhou nesta semana no Jardim Colonial, em Apucarana, as atividades do programa social Feira Verde, que troca alimentos produzidos pela agricultura familiar por materiais recicláveis da comunidade. Ele é autor do projeto de lei que criou o programa em Apucarana, com aval dos demais companheiros de Legislativo e prontamente atendido pelo prefeito Junior da Femac (PSD). O Feira Verde já tem mais de um ano de funcionamento em Apucarana. Só de janeiro a setembro deste ano o programa atendeu 17,2 mil famílias em 192 feiras realizadas. No período foram recolhidas 206,8 mil toneladas de materiais recicláveis.
Fechando em queda
Prefeituras recebem nesta segunda-feira (30) o último repasse de outubro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O recurso será depositado com um aumento de 6,5% em comparação com o último montante de outubro do ano passado. No entanto, o fundo está fechando o mês acumulando uma queda de 5,1%, levando em conta a inflação do período. Com os repasses de 2023 em baixa, muitos prefeitos, sobretudo os de cidades de pequeno porte, sofrem para pagar as contas. Os gestores públicos municipais aguardam o repasse do 1% extra do FPM em dezembro, para cumprir compromissos com o funcionalismo e fornecedores.
Eleição no TRE-PR
Os desembargadores Dartagnan Serpa Sá, Luís Carlos Xavier, Luiz Osório Moraes Panza e Sigurd Roberto Bengtsson vão disputar o comando do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Dois nomes serão escolhidos pelo Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça do Paraná, que reúne todos os 130 magistrados. A dupla eleita passará por uma nova disputa, dentro do tribunal eleitoral, que vai definir quem será o presidente e o vice. Existe um combinado dentro do TRE que prevê um revezamento entre os magistrados na presidência. Cada um fica à frente do tribunal eleitoral por um ano. Eleição está prevista para final de novembro.
Candidatura descartada
O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, descartou a possibilidade de a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) disputar uma vaga no Senado pelo Paraná em uma eventual nova eleição em caso de cassação do mandato de Sergio Moro (União Brasil). Segundo Costa Neto, Michelle ficou “feliz” com o resultado da pesquisa divulgada nesta quinta-feira, mas que ela não tem interesse em ser candidata pelo Estado. Ele explica que a ex-primeira-dama está dedicada à presidência do PL Mulher e à campanha de filiação de mulheres no partido. Michelle já conseguiu 50 mil mulheres para a legenda.