O Paraná fechou a semana com
R$ 3,4 bilhões a mais na contabilidade de investimentos privados. O resultado é fruto de anúncios feitos em um intervalo de 20 dias por quatro grandes conglomerados do Estado: os empreendimentos são as novas plantas da Ambev (foto), Maltaria Campos Gerais e Unium, além de um investimento no setor de combustíveis da Liquipar Operações Portuárias. O desempenho vem sendo destacado pelo governador Ratinho Junior. “Essa proximidade com a iniciativa privada faz o Paraná crescer. Temos um ambiente que oferece segurança jurídica e tranquilidade política. Isso com certeza pesa na hora da escolha dos investidores pelo Paraná”, ressalta. Em passagem nesta quinta por Jandaia do Sul, Ratinho Junior também destacou os investimentos do estado em infraestrutura logística, tornando o estado mais competitivo.
E os vices?
A confirmação que o vereador Recife (MDB) será mesmo a aposta do grupo do prefeito Junior da Femac (MDB) nas eleições de outubro coloca um pouco mais de luz na disputa municipal em Apucarana, mas não muito. Os vices continuam sendo uma incógnita. Recife não anunciou nenhum. Jane Reis (PT) e Rodolfo Mota (União), os dois nomes mais estabelecidos até agora como pré-candidatos, também não. Camila Bolonhezi (PSB) que também anunciou pré-candidatura, tampouco tem um vice para apresentar.
Má vontade
A inauguração do Contorno de Jandaia do Sul, reacendeu a discussão acerca da demora na construção do Contorno de Arapongas. A obra é a única não concluída entre os três contornos previstos no acordo judicial firmado com a Viapar, homologado em 2021. O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSD), classifica a situação como “má vontade” da concessionária em realizar a obra. De acordo com ele, os terrenos já foram desapropriados e a empresa já recebeu pela obra. “A Viapar já recebeu esse contorno. A empresa alega que teria direito a um reequilíbrio da tarifa da época, mas para provar isso, a empresa tem que fazer o contorno”, afirma.O caso está na Justiça Federal e não cabe mais recursos.
Prestando contas
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), está distribuindo à população um relatório de prestação de contas de sua administração no período de janeiro de 2021, quando assumiu o mandato, até fevereiro deste ano. O documento faz um resumo das ações e realizações de obras e projetos em todas as áreas, além de destacar o avanço do município no Índice de Transparência da Administração Pública (ITP-PR), que atingiu 100% em 2022 e 87,49% em 2023, conforme avaliação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). O relatório mostra também a posição financeira do município, que ostenta um saldo em caixa de R$ 27 milhões para investimentos.
Sempre fiel
O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Pedro Taborda Desplanches, é um dos mais antigos militantes do MDB do Vale do Ivaí. Desde quando se filiou ao partido, há 40 anos atrás, ele nunca abandonou a sigla em alguma ocasião para migrar para outra legenda, apesar dos muitos convites que recebeu durante todo esse tempo. Pelo MDB, Taborda já foi vereador, quando a localidade ainda pertencia a Grandes Rios, e depois três vezes prefeito de Rio Branco do Ivaí. Nas eleições deste ano, ele vai tentar o seu quarto mandato de prefeito. “Sempre fui do MDB, deste MDB velho de guerra, e não tenho intenção de mudar de partido”, afirma o prefeito, considerado um patrimônio histórico do partido.