COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Suplente de deputado é convocado

Da Redação

| Edição de 30 de agosto de 2022 | Atualizado em 30 de agosto de 2022
Imagem descritiva da notícia Suplente de deputado é convocado

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSD), convocou o suplente Evandro Junior (foto), do PSB, para assumir o mandato no prazo de 15 dias. Evandro, que é neto do ex-presidente do Legislativo Estadual, Hermas Brandão, vai entrar na vaga deixada pela deputada Maria Victória (PP). A parlamentar pediu licença, sem remuneração, para se dedicar à reeleição dela e dos candidatos do PP, partido que ela preside no Paraná. Como a licença pedida é superior a 120 dias, Traiano teve de convocar o suplente. Em função de negócios particulares, Evandro Junior não estaria disposto a assumir a vaga. Se não assumir, será convocado o próximo suplente Pier Petruzziello (PP), vereador curitibano.

No polo de confecções

Os candidatos a deputado federal, Beto Preto (PSD), e a deputado estadual, Paulo Vital (PSD), visitaram nesta terça-feira nove empresas do polo de confecções de Apucarana. O ex-secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que a agenda foi muito positiva junto aos trabalhadores e empresários do setor. “Falamos sobre o que já fizemos por Apucarana e também sobre a importância de termos deputados em Brasília e Curitiba”, informou Beto Preto. O atual vice-prefeito e candidato a deputado estadual, Paulo Vital, se manifestou empolgado com a receptividade dos apucaranenses. “Estamos recebendo adesões e muita energia positiva dos apucaranenses”, afirmou Vital. 

Vidente candidato

José Ferreira dos Santos, 59 anos, mais conhecido por Carlinhos Vidente, que já morou por muito tempo em Apucarana, lançou sua candidatura a deputado federal pelo partido Solidariedade em Cambé. Carlinhos Vidente morou durante muitos anos em Apucarana, onde ficou famoso nacionalmente por acertar algumas previsões bombásticas, como a vitória da Alemanha sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2014, o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), em 2016, e a queda do avião com o time da Chapecoense, em 2018, entre outras. Em 2021 ele ficou internado por vários dias após ser acometido pela Covid-19, porém se recuperou. 

Homenagem a Irondi

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou nesta segunda-feira projeto de lei que dá nome a uma das salas do Legislativo Estadual de “Irondi Pugliesi”, em homenagem à ex-parlamentar de Arapongas, que morreu em abril do ano passado vítima da Covid-19. Os deputados justificam a homenagem póstuma à destacada atuação de Irondi na política estadual e nacional. Esposa do ex-prefeito e ex-deputado federal e estadual Waldyr Pugliesi, Irondi foi a primeira mulher a ser eleita deputada estadual no Paraná, em 1983, mandato que exerceu por três vezes. Foi defensora dos direitos da mulher. 

Desenvolvimento integrado

Prefeituras dos 24 municípios da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) estão convocando suas comunidades para participarem da 2ª Audiência Pública do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Londrina. Evento acontece hoje, a partir das 14 horas, com transmissão online direto do auditório da Prefeitura de Londrina para os locais públicos instalados em cada cidade participante. O presidente da Amepar, prefeito Sérgio Onofre (PSC), de Arapongas, considera importante a participação popular no sentido de dar sua contribuição ao projeto.