COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Um ex-boia-fria na televisão

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2022 | Atualizado em 03 de junho de 2022
Imagem descritiva da notícia Um ex-boia-fria na televisão

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um ex-boia-fria na televisão

O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Franciley Preto Godói Poim (PSD), será um dos entrevistados do programa “Meu Paraná”, que vai ao ar neste sábado, a partir das 11h45 pela RPCTV, da Rede Globo. O programa traz relato de ex-boias-frias que trabalharam duro na roça, saindo de casa de madrugada em cima de caminhões, para sustentar a si e suas famílias. As vidas desses trabalhadores, inclusive, foram abordadas na novela Pantanal, que vem fazendo muito sucesso. Poim vai contar sua história de quando foi boia-fria por pelo menos doze anos, nas décadas de 70 e 80, trabalhando nas lavouras de café da Caixa de São Pedro. Ele vai estar acompanhado do seu ex-patrão Dinho Miquelão (foto).

Contra uso de máscaras 
Durante visita a Londrina nesta sexta-feira, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em tom ríspido, criticou o uso de máscaras que protegem contra o novo coronavírus e teceu duras críticas a “secretários e prefeitos” que implementaram medidas contra o avanço da Covid-19. “Todas essas políticas públicas inúteis colocadas em prática por secretários de Saúde e prefeitos não conseguiram resolver os problemas. Isso tudo acaba caindo no colo do ministério, que é quem tem que adotar as políticas públicas para fazer a diferença. O cuidado é individual, o benefício é de todos”, disse o ministro, apontando ainda o uso incorreto de máscaras pela população. 
Prefeito emite nota de pesar
O prefeito Junior da Femac (PSD) emitiu nota de pesar, nesta sexta-feira, pelo falecimento do empresário Victor Rank, 89 anos, proprietário da empresa Rank Pneus. De acordo com familiares, ele estava saudável, mas sofreu um infarto em casa. “Lamentamos profundamente a perda do pioneiro e empresário de nossa cidade e manifesto, em nome dos apucaranenses, nossos sentimentos à família e amigos do senhor Victor Rank”, comentou o prefeito. Rank fundou a empresa, do ramo de pneus, em 1965, e ainda estava na ativa, acompanhando diariamente a rotina da indústria. O velório ocorreu na capela central e o sepultamento no “Cristo Rei”, na tarde desta sexta-feira.
Bazana agradece apoio
O deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), que deverá voltar à condição de suplente com o retorno do deputado cassado Fernando Francischini (ex-PSL/União Brasil) à Assembleia Legislativa, agradeceu nesta sexta-feira as inúmeras mensagens de carinho pelo trabalho realizado até agora. “Quero dizer a todos que confiam no meu trabalho que acredito na justiça e que seguirei trabalhando em prol daqueles que mais necessitam, pois essa é a minha vocação”, afirmou Bazana. Segundo ele, todas as providências de ordem jurídica já estão sendo tomadas pela sua assessoria em relação ao caso. E que vai continuar sua luta em defesa da pessoa com deficiência.
TSE cobra partido
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que o partido Solidariedade destine mais R$ 36 mil em recursos do Fundo Partidário, recebidos em 2016, para programas que promovam a participação feminina na política. A obrigação deverá ser cumprida pela legenda nas próximas eleições. O Plenário tomou a decisão ao julgar recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) referente à prestação de contas do diretório do Paraná daquele ano. A Corte entendeu que o Solidariedade não aplicou o percentual mínimo de 5% de verbas do Fundo Partidário em ações afirmativas em favor das mulheres em 2016.