COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vereador destaca ligação de vilas rurais

Da Redação

| Edição de 26 de dezembro de 2023 | Atualizado em 26 de dezembro de 2023
Imagem descritiva da notícia Vereador destaca ligação de vilas rurais

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vereador apucaranense Toninho Garcia (foto), do União Brasil, tem um motivo para comemorar neste final de ano. É que o prefeito Junior da Femac (PSD) garantiu a pavimentação asfáltica do trecho de estrada que liga a Vila Rural Manoel Piassa, no Distrito da Vila Reis, à Vila Rural Nova Ucrânia, localizada no contorno sul, numa extensão de 5 quilômetros. A obra será executada com recursos da ordem de R$ 2 milhões disponibilizados pela Itaipu Binacional, dentro do programa Itaipu Mais que Energia. A pavimentação desta estrada é uma antiga reivindicação de Toninho Garcia. Ele salienta que esta obra vai facilitar a instalação de indústrias e o surgimento de novas chácaras de lazer, fomentando o desenvolvimento socio-econômico daquela região, além de facilitar o acesso de moradores da região da Vila Reis à cidade, através de uma nova rodovia municipal.

Prefeito ainda internado 
O prefeito de Marilândia do Sul, Aquiles Takeda Filho (PSD), e sua esposa Daiane Delamico Takeda permanecem internados no Hospital da Providência, em Apucarana, após sofrerem um acidente de trânsito na tarde do dia de Natal, na rodovia BR-376, próximo do Distrito de São José. O hospital atualizou através de uma nota o estado de saúde dos quatro pacientes. O prefeito foi avaliado, passou por exames de imagem e estava com fratura no braço e na coluna dorsal. Ainda ontem ele passaria por cirurgia e segue internado sem previsão de alta. A esposa, Daiane Delamico Takeda, foi avaliada, passou por exames de imagem e está com fratura no cóccix, seguindo internada, também sem previsão de alta.
Recursos da Covid-19
A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) está comunicando que as prefeituras ainda têm até o dia 31 de dezembro de 2024 para investir saldos  existentes em caixa dos recursos transferidos pelo governo federal exclusivamente no enfrentamento da pandemia da Covid-19, no período de 2020 a 2022, para os fundos de saúde e assistência social. O restante de dinheiro existente em caixa poderá ser aplicado no custeio de ações e serviços públicos de saúde e de assistência social, porém obedecendo às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Muitos municípios têm este resto de dinheiro parado, sem saber o que fazer.
Hauly e a reforma tributária
O deputado federal paranaense Luiz Carlos Hauly (Podemos) avalia como um marco histórico do Congresso Nacional a aprovação da reforma tributária, uma bandeira que ele vinha defendendo desde outros mandatos na Câmara Federal. “Esta é a mais importante reforma econômica da história do Brasil”, diz o parlamentar, que já foi prefeito de Cambé. “É aquilo que eu já falei centenas de vezes ou mais de mil vezes. A reforma tributária eleva o grau de investimento do Brasil e vai fazer o Brasil voltar a crescer e prosperar”, garante. “Ela é a chave do acesso do Brasil ao Primeiro Mundo”, acrescenta. Ele frisa, no entanto, que isso não vai acontecer da noite para o dia, mas nos anos vindouros.
Lula folga na praia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai passar a virada do ano em uma praia do Rio de Janeiro controlada pelas Forças Armadas. O local escolhido foi a Restinga de Marambaia, uma área de acesso restrito onde o petista deveria chegar acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, ainda nesta terça-feira, com a volta para Brasília marcada para o dia 3 de janeiro. A Restinga de Marambaia é um pedaço privativo do litoral fluminense nas áreas dos municípios do Rio de Janeiro, Itaguaí e Mangaratiba. O local é administrado pela Marinha, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB).