COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vereadoras buscam aperfeiçoamento

Da Redação

| Edição de 14 de julho de 2022 | Atualizado em 14 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Vereadoras buscam aperfeiçoamento

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vereadoras buscam aperfeiçoamento

A vereadora e Procuradora da Mulher de Apucarana, professora Jossuela Pirelli (PROS), participou de 12 a 14 de julho, em Curitiba, do 1º Evento de Aperfeiçoamento para Vereadoras Paranaenses. Organizado pela Escola do Legislativo e Procuradoria Especial da Mulher, o evento realizado no Auditório da Assembleia Legislativa do Paraná reuniu mais de 70 vereadoras de diversos municípios do Estado. “Foram três dias muito produtivos onde trabalhamos políticas públicas voltadas às mulheres, combate à violência contra mulher e aperfeiçoamento para vereadoras”, relata Jossuela. Outro tema abordado foi a Procuradoria da Mulher. Segundo ela, muitos municípios ainda estão implantando as Procuradorias, outros já estão trabalhando com este dispositivo, mas todos com um único objetivo: visando o bem de todas as mulheres.

Grampo ou gravação? 
Nos últimos dias vazaram conversas telefônicas do prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PSD). Uma dúvida ficou no ar: trata-se de grampo telefônico de algum adversário do prefeito ou a conversa foi gravada pelo interlocutor para quem foi efetuada a ligação? Na segunda hipótese, trataria de fogo amigo com objetivos escusos. Já, se foi grampo telefônico de um terceiro alheio à conversa de Júnior e seu interlocutor, trata-se de um crime ainda mais grave por ser absolutamente ilegal. De qualquer forma, fica no ar o mistério que só uma investigação rigorosa da polícia pode desvendar.
Sessões extraordinárias
A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta sexta-feira, a partir das 9 horas, duas sessões extraordinárias neste período de recesso parlamentar. Segundo o presidente do Legislativo, Franciley Preto Godói Poim (PSD), da pauta de votação constam dois projetos de lei encaminhados pelo prefeito Junior da Femac. Um projeto altera disposição da lei que trata do Sistema de Cargos e Carreiras da Autarquia Municipal de Saúde. Outro fixa o piso salarial dos agentes comunitários de saúde e dos guardas de endemias. Embora o período seja de recesso, a expectativa do presidente Poim é a de que todos os vereadores compareçam para as duas sessões.
Gleisi na região
A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, cumpre agenda no Vale do Ivaí neste final de semana, acompanhada do deputado estadual e presidente do PT do Paraná, Arilson Chiorato. Neste sábado, por exemplo, ela vai se reunir com lideranças políticas de alguns municípios da região, entre eles, Apucarana e São João do Ivaí, e visitar o Assentamento Dorcelina Follador, em Arapongas. A partir da próxima semana, Gleisi Hoffmann vai se dedicar exclusivamente à coordenação da campanha eleitoral do ex-presidente Lula à Presidência da República, além é claro da sua pré-candidatura à reeleição e de demais companheiros de partido.
Lula em hotel caro
Nos dois dias em que passou em Brasília para contatos políticos, nesta semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pré-candidato do PT ao Palácio do Planalto, se hospedou na melhor suíte presidencial do hotel de luxo Meliá. Com 183 metros quadrados, o espaço é reservado na internet por uma diária de R$ 6 mil. A suíte ocupada pelo petista é destinada a “hóspedes especiais”. Tem dois quartos, duas salas, uma cozinha completa, dois banheiros, um lavabo e dois halls. Há, ainda, uma sala de jantar para oito pessoas. A conta da hospedagem deve sair do Fundo Partidário. A socióloga Rosângela Silva, mulher de Lula, se hospedou com Lula.