COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Vereadoras trocam experiências

Da Redação

| Edição de 25 de maio de 2022 | Atualizado em 25 de maio de 2022
Imagem descritiva da notícia Vereadoras trocam experiências

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vereadoras trocam experiências

da Mulher da Câmara de Apucarana, Jossuela Pirelli (PROS), recebeu nesta terça-feira as vereadoras de Arapongas, Marilsa da Educação (PSC) e Meiry Farias (PRTB). Na visita, além de mostrar o trabalho realizado na Casa de Leis, Jossuela conversou sobre o trabalho desenvolvido na Procuradoria da Mulher. “Arapongas terá, em breve, a Procuradoria implantada na Câmara Municipal. A visita das nossas colegas parlamentares foi uma troca de experiências. Conversamos sobre projetos, funcionamento das casas legislativas e sobre a Procuradoria da Mulher. Em Apucarana fazemos um amplo trabalho em parceria com a Prefeitura e a Secretaria da Mulher e Assuntos da Família”, disse Jossuela. Acompanharam a visita a também procuradora e servidora Telma Reis e a assessora da Câmara de Arapongas, Janaina Perez.

Restaurante popular 
O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Franciley Preto Godói Poim (PSD), deve convocar ainda hoje sessões extraordinárias para a próxima segunda-feira (dia 30), às 15h e às 15h40, para votação do projeto de lei encaminhado pelo prefeito Junior da Femac (PSD), que trata dos subsídios que serão cobrados dos usuários do futuro Restaurante Popular. O projeto foi protocolado na tarde de ontem na Câmara e será analisado hoje pelas comissões especiais. Pela proposta, o Restaurante Popular vai disponibilizar refeições ao preço de R$ 2 à população e o restante do custo será arcado pelo Município.
Convênio para Mauá
O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PSD), conseguiu nesta semana junto à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), através do deputado estadual Alexandre Curi (PSD), convênio no valor de R$ 2,7 milhões para obras de pavimentação asfáltica nos bairros da cidade. Ele observa que o convênio vem num momento especial em que Mauá da Serra está completando 32 anos de emancipação política e administrativa, comemorados neste dia 24 de maio. “Queremos agradecer ao governador Ratinho Junior, ao secretário Augustinho Zucchi e ao deputado Alexandre Curi por este presente de aniversário para nossa população”, diz o prefeito.
Festival de sucesso 
O prefeito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (União Brasil), está bastante empolgado com o sucesso do 1º Festival da Cachaça de Jandaia do Sul, realizado no último final de semana, tendo recebido mais de 10 mil visitantes. “Vai ficar na história do município”, diz o prefeito, para quem trata-se de um evento que promete muito mais nas próximas edições. Segundo o prefeito, a cachaça é um segmento que movimenta de forma considerável a economia do município, gerando muitos empregos e renda para as famílias. Conforme assinala, as pessoas de outros municípios que prestigiaram esta primeira edição com certeza voltarão a Jandaia do Sul para participar do próximo festival.
Carletti exonerado
Decreto do prefeito Junior da Femac exonerou Alessandro  Carletti do  cargo de comandante da Guarda Civil Municipal (GCM) de Apucarana. O afastamento de Carletti do comando da corporação foi anunciado já na última quinta-feira (19) pela administração municipal quando também se anunciou  a abertura de uma sindicância para apurar a conduta do servidor no concurso público para a corporação realizado no último dia 15. Carlletti, que também ocupava o cargo de presidente da Comissão Organizadora do concurso, teria permitido que familiares participassem do certame, o que é expressamente vetado pelo edital do concurso e pela Constituição Federal.