O vice-prefeito de Ivaiporã, Marcelo Reis (PTB), tomou posse como prefeito em exercício, nesta segunda-feira, no salão nobre da Prefeitura. A cerimônia foi marcada por aplausos de vereadores, secretários municipais e do prefeito Carlos Gil (PSD), que se ausentou por 15 dias devido a compromissos em Londrina, Foz do Iguaçu, Brasília e Curitiba. Após um período em tratamento de saúde, Marcelo Reis fez um discurso emocionado durante a posse. A tônica girou em torno da gratidão pelas mensagens e orações recebidas, e destacou a amizade sincera que compartilha com Carlos Gil, caracterizada por integridade e respeito mútuo. E, ao dirigir-se à Câmara de Vereadores, Marcelo Reis demonstrou apreciação pela compreensão demonstrada e Carlos Gil reiterou o contentamento pelo retorno do vice Marcelo Reis, pedindo aos servidores públicos em tom bem-humorado para não sobrecarregar o prefeito em exercício no período de 15 dias. (Na foto: Gil e Marcelo).
Pedido de desculpas
O vereador Toninho Garcia (União Brasil) pediu desculpas pela fala preconceituosa contra nordestinos proferida na sessão da Câmara de Apucarana nesta segunda-feira. Ao votar projeto que tratava sobre o turismo, Garcia disse que “os nordestinos não gostam de trabalhar”. Em nota, o vereador afirma que repudia qualquer ato de discriminação, seja por raça, gênero, orientação sexual, religião, ideologia, origem étnica ou qualquer diversidade e pede desculpas a toda comunidade nordestina pela fala equivocada. Ele diz reconhecer os nordestinos como trabalhadores e produtores de riqueza ao País e que jamais teve o propósito de ofender ou manifestar sentimento de discórdia.
Volta das indicações
Durante a sessão desta segunda-feira, vereadores pediram ao presidente da Câmara de Apucarana, Luciano Molina (PL), para que as indicações apresentadas por eles voltem a ser lidas no começo da sessão, como era anteriormente. Por uma medida tomada pela Mesa Executiva anterior, desde 2022 as indicações são apenas acatadas e encaminhadas pelo Legislativo diretamente ao Executivo. As reclamações são dos vereadores Moisés Tavares (Cidadania) e Marcos da Vila Reis (PSD). Segundo eles, sem leitura em plenário, a comunidade não fica sabendo dos pedidos feitos pelos vereadores na Casa. Molina diz que vai rever essa medida em vigor.
Beto em Brasília
Além dos prefeitos do Vale do Ivaí, quem também cumpriu agenda terça-feira em Brasília foi o secretário de Estado da Saúde e deputado federal licenciado, Beto Preto (PSD). O médico apucaranense esteve no Ministério da Saúde, onde discutiu investimentos para o Estado com a equipe da secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel. Ele também prestigiou o 31° Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Como se sabe, Beto Preto é um defensor de longa data dos hospitais filantrópicos. O secretário reconhece o trabalho estratégico prestado por essas instituições e sempre prestigia esses eventos. Outros assuntos do governo também foram tratados em Brasília.
Retorno do líder
Duas semanas após colocar uma prótese no quadril, o deputado estadual com base eleitoral em União da Vitória, Hussein Bakri (PSD), retornou às sessões presenciais da Assembleia Legislativa do Paraná com auxílio de um andador. O parlamentar também reassumiu a liderança do governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) com força total. Segundo a Alep, somente neste ano fizeram cirurgia semelhante os deputados Delegado Jacovós (PL) e Nelson Justus (União Brasil)). Hussein Bakri deve continuar com o andador até o final do mês, quando poderá passar usar bengala.