COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Washington e o carnaval em Kaloré

Da Redação

| Edição de 27 de fevereiro de 2025 | Atualizado em 27 de fevereiro de 2025

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Kaloré, Washington Luis (PSD), que está em seu terceiro mandato, está tentando resgatar a tradição carnavalesca no município. O carnaval de Kaloré, que já foi famoso em todo Vale do Ivaí, foi perdendo espaço para outras atividades e acabou sendo deixado de lado. Neste ano, a Prefeitura vai retomar a comemoração com três dias de festa a partir deste sábado (1) e atrações na sede e também no distrito de Jussiara. Segundo o prefeito, além de lazer para a população da cidade, que pede o retorno da festa, a tradição carnavalesca já foi uma atração turística da cidade, atraindo gente de fora e movimentando o comércio local. Incentivar o turismo em Kaloré, inclusive está entre as metas do prefeito,que está elaborando projetos para potencializar o turismo rural e aproveitar as belezas naturais do município.

Audiência pública

Assunto desde o período eleitoral,o Hospital Municipal de Apucarana será discutido em audiência pública marcada para 4 de abril pelo presidente da Câmara, Danylo Acioli (MDB). O prédio foi entregue provisoriamente no final de 2024, mas segue fechado. Segundo o vereador, a ideia é chamar autoridades como o deputado estadual Arilson Chiorato (PT), que destinou R$ 20 milhões para a unidade, o secretário estadual de Saúde, Beto Preto, o prefeito Rodolfo Mota e o secretário municipal de Saúde, Guilherme de Paula para debater o funcionamento da unidade. Ontem, na audiência de prestação de contas da Saúde, o assunto foi citado novamente.

Beto Preto no Norte Pioneiro

O secretário de Estado da Saúde Beto Preto cumpriu uma extensa agenda ontem no Norte do Paraná passando por Londrina, Cornélio Procópio e Santo Antônio da Platina. O objetivo principal foi a consolidação do Programa Opera Paraná. Na passagem por Londrina, Beto Preto se reuniu com o prefeito Tiago Amaral (PSD) para reforçar o compromisso com a ampliação das cirurgias eletivas na cidade e região. “O Opera Paraná é um programa que transforma vidas. Estamos trabalhando para garantir que cada município possa oferecer mais atendimentos e reduzir a espera”, disse o secretário, que também acompanhou obras na região.

Ana Lucia na Copel

A prefeita de Cambira, Ana Lúcia Oliveira (MDB) está intensificando agendas na capital para tratar de projetos para o município. Nesta semana, acompanhada do vereador Silvio Guirro, representando a Câmara Municipal, ela passou pela da Copel, onde foi recebida pelo gerente de Relacionamento com o Poder Público, Diogo Mantovani, e pelo Gerente Executivo de Grandes Clientes e Poderes Públicos, Rodrigo Priss. “Estamos buscando soluções para aprimorar os serviços de energia e trazer novos investimentos. Essa parceria é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou Ana Lúcia. Cambira tem um polo industrial em expansão e demanda energia.

Moro na frente

O senador Sérgio Moro (União Brasil) está na frente na corrida pelo Palácio Iguaçu em duas pesquisas divulgadas ontem. Em cenário levantado pela Genial/Quaest, o ex-juiz tem 30%, seguido pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca (PSD), com 18%, Cristina Graeml (Podemos), com 10%, e Zeca Dirceu (PT), com 7%. Outra sondagem, essa do Paraná Pesquisas, encomendada pelo União Brasil, avaliou quatro cenários possíveis. Nos quatro, o senador aparece na liderança, chegando a 54% em estimulada sem o nome do ex-prefeito de Curitiba, Rafael Greca. Em ambas pesquisas, vale dizer, o índice de indecisos e entrevistados que afirmam não votar é alto.