Já está disponível para download, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). A ferramenta deve ser utilizada por candidatos e partidos políticos para registrar a movimentação financeira da campanha e gerar a prestação de contas eleitoral. O SPCE é um programa desenvolvido pela Justiça Eleitoral para auxiliar candidatos e partidos políticos na elaboração da prestação de contas de campanhas eleitorais e deverá ser instalado no computador do usuário para preenchimento das informações. Os dados inseridos devem ser gravados em arquivo gerado pelo SPCE e encaminhados pelo módulo de envio, respeitando os prazos estabelecidos em lei. O sistema foi adaptado para dar cumprimento à medida de transparência incluída pela Lei 13.165/2015, a lei da Reforma Eleitoral, que determina o envio à Justiça Eleitoral dos dados sobre o financiamento eleitoral a cada 72 horas, a partir do recebimento da doação.
Mais um partido Mais um grande partido deve confirmar participação na coligação liderada pelo prefeito Beto Preto (PSD), nos próximos dias. A negociação, segundo assessores próximos do prefeito, está bastante adiantada e pode ser consolidada em breve, reforçando ainda mais a base aliada, que já está composta por vinte e dois partidos.
Concorrência Algumas coligações que estão se formando em Apucarana com pré-candidatos a vereador deverão ter uma forte concorrência internamente. É que no mesmo grupo estariam quatro a cinco nomes com grande potencial de voto. Segundo especialistas, a cada 5 mil votos uma coligação pode eleger um vereador.
Convenção O partido Solidariedade (SD), de Apucarana, marcou para dia 4 de agosto a convenção para deliberar sobre candidatos a prefeito, vice e vereadores, bem como sobre coligações. Segundo Valdecir Olímpio, o Baré, presidente da comissão provisória, o encontro será na Rua Padre Severino Cerutti, 558, a partir das 18 horas.
Em Lidianópolis O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) já definiu o calendário de convenções nos municípios do Paraná onde está devidamente registrado. A primeira delas acontece hoje em Lidianópolis. Será a partir das 18 horas, na Câmara de Vereadores, sob a presidência de Edival Viana. O partido integra a base aliada da situação.
No dia 31 Em Apucarana, a convenção do PROS, que tem como presidente o advogado Paulo Vital, será realizada no dia 31 de julho, a partir das 14 horas, no Club 28 de Janeiro. O partido faz parte da base aliada do prefeito Beto Preto (PSD), que concorre à reeleição. Nesta data, cerca de 20 partidos farão convenções conjuntas.
Em Cambira O PROS de Cambira também já marcou a data de sua convenção para escolha dos candidatos a prefeito, vice e vereadores, bem como para deliberar sobre coligações. A convenção será no dia 5 de agosto, às 19h30, no salão paroquial da igreja matriz. O partido vai lançar como candidato a prefeito o vereador Emerson Toledo.
Na Capital O presidente do PSB de Apucarana, Ivan Ildo, e os membros do partido Sidney Kairos e Francisley Godoy (Poim) estiveram terça-feira em Curitiba. Eles mantiveram encontros com os secretários do Planejamento, Cileninho Júnior, e do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior, tratando de assuntos da cidade.
Com Traiano O prefeito de Faxinal, Adilson Silva Lino (PDT), o pré-candidato a prefeito Ylson Cantagalo (PMDB) e o vereador Paulinho Portela (PSB) foram recebidos em audiência, anteontem, em Curitiba, pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB). Eles discutiram assuntos de interesse do município
Recape Mesmo durante o recesso, o vereador Antônio Ananias (PSDB) continua apresentando na Câmara de Apucarana seus requerimentos pedindo pavimentação asfáltica ou recape em ruas dos bairros e área central. Agora, ele está pedindo à Prefeitura recape com lama asfáltica em toda extensão da Rua Ouro Branco.
Extrapolando O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) expediu ontem alerta para 12 municípios que estão extrapolando o limite de gastos com a folha salarial do funcionalismo. Entre eles constam dois do Vale do Ivaí. São eles Ariranha do Ivaí e Jardim Alegre. Esses municípios precisam fazer cortes de gastos com urgência.
Vapt Vupt
O Partido dos Trabalhadores (PT) de Apucarana realiza pré-convenção no dia 30 para discutir eleições.
No dia 4 de agosto o PT de Apucarana realiza a convenção final para homologar as decisões tomadas na pré-convenção.
O ex-prefeito de Marilândia do Sul, Osvaldo Augusto Zardo (PPS), vai tentar voltar ao poder nas eleições deste ano.
Têm candidatos a prefeito com pendências nos tribunais de contas que, mesmo assim, vão entrar na disputa eleitoral.