CURISCO NA POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana é finalista em prêmio

Da Redação

| Edição de 19 de junho de 2024 | Atualizado em 19 de junho de 2024
Imagem descritiva da notícia Apucarana é finalista em prêmio

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac (MDB) esteve na noite de anteontem em Curitiba para acompanhar a entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes | Edição Especial Evolução, que considerou o ciclo 2021 a 2024 das gestões municipais. Apucarana está entre as três cidades que mais evoluíram na educação e entre as três que mais evoluíram no índice de Sustentabilidade no período. Segundo destaca o prefeito, no quesito Educação, Apucarana lidera entre as 15 maiores cidades do Estado, à frente, inclusive, da capital Curitiba, com maior nota no IGMA, índice utilizado como parâmetro no prêmio. Junior da Femac participou do evento junto com outras autoridades e também prefeitos da região. Na foto, ele posa ao lado da prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (União).

Prato típico de Rio Bom

A Prefeitura de Rio Bom vem intensificando os trabalhos de divulgação do churrasco no espeto de bambu, prato típico da cidade que tem, inclusive, festa própria, realizada em abril, mês do aniversário do município. O prato foi apresentado na semana passada em Foz do Iguaçu, durante o Festival das Cataratas. Segundo o secretário de Turismo de Rio Bom, Denis da Silva, o estande do município recebeu vários visitantes ilustres e autoridades, incluindo o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o secretário de Turismo do Estado do Paraná, Márcio Nunes. Denis ressalta que  a ideia é colocar Rio Bom no mapa do turismo nacional.

Obras paradas

Levantamento feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) aponta a existência de 9.693 obras públicas paralisadas em 3.132 municípios brasileiros. Isso significa que 56% das 5.568 cidades do Brasil possuem pelo menos uma obra nesta situação. Os valores contratados, pactuados ou empenhados desses empreendimentos somam em torno de R$ 63,1 bilhões corrigidos. A maior parte dessas obras está nas áreas de educação, saúde e habitação. O estudo também mostra que, entre o que foi empenhado e o que foi pago, ainda faltam R$ 17,6 bilhões a serem repassados aos municípios para conclusão dessas obras.

Demora do IML

O vereador Tiago Cordeiro de Lima (PDT) reclamou na sessão ordinária da Câmara de Apucarana, nesta segunda-feira, da demora do Instituto Médico Legal de Apucarana em fazer as necropsias de corpos que chegam ao instituto . Segundo ele, a falta de legistas faz com que as famílias aguardem até um dia todo ou até dois dias para liberação para sepultamento. Ele diz respeitar o trabalho e a boa vontade dos profissionais que trabalham no instituto, porém considera que o governo do Estado precisa ampliar o efetivo de médicos legistas. Segundo ele, não é possível que o IML de Apucarana, que atende também outras cidades da região, funcione apenas até as 8 horas da noite e não tem um médico legista de plantão para liberar corpos à noite. 

70 anos da Comarca

O Fórum de Jandaia do Sul promove nesta quinta-feira, às 15 horas, solenidade comemorativa aos 70 anos de instalação da Comarca. O ato será dirigido pela diretora do Fórum e da 1ª Vara Judicial, juíza Letícia Lilian Kirschinick Seyr, juntamente com o juiz da 2ª Vara Judicial e da 70ª Zona Eleitoral, João Gustavo Rodrigues Stolsis, e o promotor de Justiça, Vinícius Henrique Bofo. Estarão presentes o corregedor-geral da Justiça, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, o ouvidor-geral desembargador Fernando Ferreira de Moraes e o prefeito Lauro Junior, entre outras autoridades. Haverá homenagens a ex-servidores, juízes e promotores que passaram pela Comarca.