Cereja do bolo
O cargo de vice virou o mais importante no acordão da madrugada. A vice foi trocada por seis partidos, quatro minutos de TV e rádio, apoio do governo e apoio político de 25 anos de carreira de Beto Preto. Eita, vice importante. Quem conhece política e administração sabe que o vice é simplesmente um reserva de luxo, um cargo de expectativa, que só entra em cena se o prefeito quiser.
Pix
Tem candidato dizendo que se ganhar vai ter apoio do governo, que vai passar dinheiro e obras de imediato. Repasse e obras não são pix, leva um longo tempo entre o início do projeto, aprovação, licitação e realização da obra. Tudo correndo bem uma UPA, por exemplo, demora mais de um ano para ficar pronta. Chega de mentir para o povo.
Eleição aberta
Com a desistência de Beto Preto (PSD) e a chamuscada do acordão da madrugada na candidatura de Rodolfo Mota (União), a eleição está aberta. Jane Reis (PT) e o vereador Recife (MDB) ganham espaço na disputa. Com apenas três candidatos, o eleitor poderá analisar o perfil de cada um, sua conduta de vida e história política. Eleição não se ganha na véspera.
Agosto
Começam nesta semana as convenções dos partidos em Apucarana, definindo tudo até o dia 5. Na terça-feira que vem, dia 6, a disputa estará definida com confirmação dos candidatos a prefeito e seus vices. O troca-troca, as reuniões das madrugadas e os conchavos chegam ao fim. Dali para adiante, é a vez do eleitor decidir se as negociatas valeram a pena.
Distribuição de secretarias
Já começou a distribuição de secretarias e cargos para futura administração. O candidato nem ganhou e já começa o leilão. É bom lembrar que a cidade terá eleição e quem decide quem vence são os eleitores. Negociar partidos e apoios com trocas por secretarias é coisa do passado. O povo tá de olho.