CURISCO NA POLÍTICA

min de leitura - #

Polêmica à vista na Câmara de Apucarana

Da Redação

| Edição de 06 de julho de 2022 | Atualizado em 06 de julho de 2022
Imagem descritiva da notícia Polêmica à vista na Câmara de Apucarana

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Polêmica à vista na Câmara de Apucarana

Uma ala de vereadores de Apucarana estaria disposta a apresentar uma proposta ainda neste ano, no âmbito interno do Legislativo, que aumenta para 15 o número de vereadores na próxima Legislatura, assim como outra que garante o pagamento de 13º salário para os futuros vereadores. O presidente da Câmara, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), admite esses rumores e diz que respeita a posição de cada um dos companheiros da Casa, porém não concorda com essas propostas e nem pretende colocar para votação no plenário do Legislativo. “Esses temas não vou colocar para votação no meu mandato como presidente da Câmara”, afirma. Seu período como dirigente da Casa de Leis termina no dia 31 de dezembro deste ano.

Prestigiando a costelada 

O secretário-chefe da Casa Civil do governo do Estado, João Carlos Ortega, prestigiou ontem à noite a tradicional “costelada” da Associação Filantrópica Ferra Mula, em Apucarana. Ele estava acompanhado do ex-secretário estadual da Saúde e pré-candidato a deputado federal Beto Preto, que o convidou para conhecer como funciona essa que é uma das entidades filantrópicas mais atuantes de Apucarana e região. No evento beneficente, Beto Preto e João Ortega se juntaram ao presidente da Câmara Municipal, vereador Franciley Preto Godói Poim (PSD), alguns vereadores da base aliada da administração municipal e outras lideranças políticas e comunitárias do município. Ortega se manifestou admirado com o trabalho do pessoal da Ferra Mula.

Estradas como prioridade

A prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri (União Brasil), afirma que tem colocado as estradas rurais como uma das prioridades de sua administração. Ela salienta que, ao assumir o cargo em janeiro de 2021, pegou este setor numa situação bastante precária. E apesar de todo um trabalho forte até então realizado para sua recuperação, ainda existem pelo pelos 15% de vias que necessitam de reparos maiores. Regina assinala que a sua intenção é pôr em prática um programa de recuperação e readequação dos leitos de todas as estradas vicinais para garantir o tráfego de caminhões que escoam a safra e de veículos dos produtores e moradores rurais.

Gallo empolgado

O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, retornou da missão de prefeitos do Paraná na ONU, em Genebra, na Suíça, com bastante disposição. Emendando vários compromissos, Gallo vem destacando o bom momento que o município vive. “Estamos com projetos para mais de 10 anos. Não devemos para nenhum fornecedor, INSS e precatórios estão todos em dia. Os recursos que chegam estão sendo bem aplicados na saúde, educação e em projetos como luz de “led” por toda a cidade, recape e asfalto em ruas que antes não tinha”, comenta o prefeito, que está no seu segundo mandato à frente da administração municipal.

Propaganda interna

Desde esta terça-feira (5 de julho) pré-candidatos às eleições de 2 de outubro já podem fazer propaganda interna de seus nomes visando ser escolhidos oficialmente pelos seus partidos nas convenções. No entanto, a propaganda só pode ser feita no período de quinze dias que antecede a convenção partidária. Segundo o calendário das eleições de 2022, as convenções partidárias podem ser realizadas de 20 de julho a 5 de agosto no formato presencial, virtual ou híbrido. De acordo com a Lei das Eleições, o pré-candidato pode fazer campanha diretamente junto aos seus partidários, sendo proibido o uso de rádio, televisão ou outdoor. E toda propaganda neste sentido deverá ser removida imediatamente após a convenção.