No último dia 14 de junho celebramos o Dia Mundial do Doador de Sangue e, por ocasião desta data, foi noticiado por esta Tribuna nesta semana, o baixo estoque de sangue dos hemonúcleos do Estado e em especial do Hemonúcleo de Apucarana, que atende nossa cidade e toda região.
Por mês, têm sido utilizadas entre 800 e 900 bolsas de sangue do Hemonúcleo de Apucarana, mas ocorre em média a doação de 600 bolsas mensalmente. Além disso, estima-se que durante a pandemia houve uma redução de 40% no número de doações no Paraná.
Assim, junto com esta data ocorre o chamado Junho Vermelho, com campanha de conscientização da importância de ser um doador de sangue para o sistema de saúde.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, podem doar sangue pessoas entre 18 e 69 anos e que estejam pesando mais de 50kg. Menores, com 16 ou 17 anos de idade, também podem doar com autorização dos responsáveis.
Existem impedimentos temporários como: período gestacional, pós gravidez ou amamentação; ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação; tatuagem e/ou piercing há menos de 12 meses; extração dentária há menos de 72 horas; vacinação, variando o tempo para doação de acordo com cada vacina; Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses; ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição), entre outros.
E, também,impedimentos definitivos: ter tido hepatite após os 11 anos de idade; evidência clínica de hepatites B e C, AIDS, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de chagas; uso de drogas ilícitas e malária.
Aquele que doa sangue também tem direitos previstos em lei, seja para poder colaborar com essa causa, seja para incentivar que outras pessoas também o façam.
O art. 473, inciso IV, da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) prevê que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia, a cada 12 meses, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
No Paraná também temos a Lei Estadual n. 19.293/2017, a qual dispõe que aqueles cadastrados como doador de sangue são isentos de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos de vagas no poder público. Além disso, a Lei Estadual n. 13.964/2002 prevê desconto de 50% nos ingressos de shows, cinemas, teatros, eventos esportivos e pontos turísticos públicos.
E existe projeto de lei já aprovado pelo Senado e em trâmite na Câmara dos Deputados para conferir aos doadores de sangue atendimento preferencial em instituições financeiras e repartições públicas.
Para ser um doador de sangue, basta procurar as unidades de coleta de sangue mais próxima, sendo que em nossa cidade e região isso ocorre no Hemonúcleo de Apucarana, mediante agendamento através do telefone (43) 3420 4200, no qual também podem ser tiradas as dúvidas sobre outros requisitos ou restrições para a doação.