Em reunião mantida na tarde de ontem com o secretário de Indústria e Comércio, Edison Peres Estrope, o prefeito Beto Preto (PSD) deixou encaminhado para a próxima semana a liberação de mais quinze lotes de terras para empreendimentos industriais em Apucarana. As áreas serão repassadas a investidores dentro das normas preconizadas pelo Prodea, após deliberação da Câmara Municipal de Vereadores. “A geração de emprego e renda é prioridade neste novo mandato, com incentivos e destinação de novas áreas para empreendimentos”, reafirma Beto Preto, acrescentando que “tem sido dada preferência a empresários apucaranenses que desejam ampliar sua produção”.
Reversão Conforme revelou Beto Preto, ao mesmo tempo devem ser revertidos ao município outros oito lotes, cujos beneficiários deixaram de cumprir prazos e regras do Prodea. Um dos exemplos desta situação é o de um empresário de Mauá da Serra, que recebeu uma área industrial, construiu um barracão e que, passados quase cinco anos, não iniciou sua atividade.
Creches O prefeito Beto Preto gravou ontem um vídeo no qual defende a manutenção das creches dentro do financiamento do Fundeb, órgão do Ministério da Educação. Ele contestou a proposta de lideranças políticas de Brasília, que querem repassar a educação infantil, na faixa etária de zero a três anos, para a área da Assistência Social.
Prejuízo O depoimento de Beto Preto será veiculado nas redes sociais e apresentado em Fórum Nacional da Undime (União dos Dirigentes Municipais da Educação), em agosto, em Recife-PE. “Na condição de integrante das diretorias da Confederação Nacional dos Municípios e da Frente Nacional dos Prefeitos estamos encampando essa luta, para evitar prejuízos às crianças e seus pais”.
Apoio O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), já decidiu quem ele vai apoiar para deputado estadual e federal nas eleições deste ano. Os escolhidos são os deputados estadual Tiago Amaral (PSB) e federal Sérgio Souza (MDB), que buscam a reeleição. Bertoli justifica que ambos os parlamentares têm trazido muitos benefícios para Apucarana.
Convenção do PT O Partido dos Trabalhadores (PT) realiza hoje, na sua sede em Curitiba, convenção que vai homologar o nome do ex-deputado federal Dr. Rosinha como candidato ao governo. Também serão definidas candidaturas de deputados estaduais e federais. O encontro começa às 9 horas. Apucarana estará presente com uma grande comitiva.
Definição no PSOL O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) oficializou ontem a candidatura do servidor público Luiz Piva, o Professor Piva, ao governo do Paraná. A professora Fernanda Camargo (PSOL) será vice. O partido também oficializou apoio ao servidor público estadual Rodrigo Tomazini (PSOL) e à socióloga Jacqueline Parmigiani (PSOL) para o Senado.
Com Bernardi O nome do professor Jorge Bernardi (Rede) ao governo do Paraná foi o escolhido para receber o apoio do Partido Pátria Livre (PPL). Juliano Murbach (PPL) deve ser o seu vice. A convenção partidária foi realizada ontem em Cascavel. O PPL também oficializou o apoio a Flávio Arns (Rede) e Luiz Adão (DC) para o Senado. A convenção do Rede será neste domingo, em Curitiba.
Lançamento O Deputado estadual Cobra Repórter (PSD) fará neste sábado o lançamento de sua candidatura à reeleição. Em nota enviada à Tribuna, ele informa que o evento será às 9 horas, no Recinto Garcia Molina, no Parque Ney Braga, para o qual ele espera reunir cerca de 800 pessoas entre prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.
Polêmica I Um decreto baixado pelo prefeito Romualdo Batista (PDT), regulamentando o horário de missas e cultos em Mandaguari, está gerando polêmica na cidade. As informações preliminares dão conta de que as igrejas estariam proibidas de fazer suas celebrações em determinados horários, principalmente à noite.
Polêmica II Ontem, a assessoria do prefeito emitiu nota explicando que o decreto não está proibindo igreja nenhuma de fazer suas celebrações seja em que horário for. Apenas está regulamentando o horário noturno das celebrações. O prefeito Romualdo Batista lembra que o estado é laico, ou seja, tem uma posição neutra no campo religioso e a Prefeitura também.
Vapt Vupt
Vários partidos fazem convenções no Paraná neste final de semana para indicar candidatos às eleições de outubro.
Apesar das convenções, alguns deixam a ata em aberto para negociar possíveis alianças com outras siglas.
O prazo final para realização das convenções é 5 de agosto, conforme calendário da Justiça Eleitoral.
Na região, prefeitos estão à espera da definição dos candidatos para decidir que rumo tomar na campanha.