COLUNAS

min de leitura - #

Escola do "Interlagos"

Editoria de Política

| Edição de 23 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) estará hoje em Apucarana, para a assinatura da ordem de serviço, visando o início das obras da escola do Residencial Interlagos. O ato acontece no gabinete municipal, com as presenças do prefeito em exercício Junior da Femac (PDT), e do prefeito licenciado, Beto Preto (PSD), que está no comando da Secretaria de Estado da Saúde. A escola, já denominada José Domingos Scarpelini, em homenagem ao ex-prefeito, terá investimentos da ordem de R$ 5 milhões, com capacidade para atender quatrocentos alunos. “Trata-se de uma grande conquista para Apucarana, garantida pelo deputado federal Sérgio Souza”, destaca Junior da Femac. 

Nova Ucrânia A Copel já se comprometeu a remover os postes da rede de energia elétrica em trecho da Rua Nova Ucrânia, em Apucarana, que será pavimentado como nova opção de ligação com o contorno sul. O anúncio foi confirmado ontem ao prefeito em exercício Junior da Femac. “Apresentamos o pedido em recente audiência com o presidente da Copel, Daniel Slaviero Pimentel”, comentou Junior, satisfeito.

Inaugurações Estão começando hoje os serviços de sinalização horizontal das ruas Rafael Sorpile e Letério Livoti situadas, respectivamente, no Jardim Ponta Grossa e Recanto Belvedere. O prefeito em exercício Junior da Femac anuncia que as obras de pavimentação e drenagem – da gestão Beto Preto - serão inauguradas dentro da programação dos 75 anos de Apucarana. 

Na posse O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, prestigiou na tarde de ontem a posse do conselheiro Nestor Baptista na presidência do Tribunal de Contas do Paraná. Ele acompanhou o governador Ratinho Junior, ao lado de ouras autoridades, incluindo os ex-governadores Paulo Pimentel e Orlando Pessuti. 

Na Ubatuba Prefeitos, agricultores, dirigentes de cooperativas e lideranças rurais de toda a região são esperados em Apucarana nesta quinta-feira para a Abertura Nacional da Colheita da Soja, que acontece na Fazenda Ubatuba das 8 às 13 horas. O evento nacional terá a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governador Ratinho Jr.

Na Amepar  O prefeito licenciado de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), retorna de suas férias no dia 7 de fevereiro. Logo após o retorno ele será empossado oficialmente na presidência da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). Ele foi eleito por aclamação em dezembro. Onofre defende projetos de desenvolvimento dos pequenos municípios.
Alvaro no páreo O partido Podemos informou que Alvaro Dias será o candidato do partido à Presidência do Senado. Senador desde 1999, Dias foi candidato a presidente da República no ano passado. Ele recebeu cerca de 859 mil votos. Outros parlamentares já se colocaram como candidatos, entre os quais a líder do MDB, Simone Tebet, e o senador eleito Major Olímpio (PSL-SP). 

Disputa A eleição no Senado será no dia 1º de fevereiro e poderá ter quatro candidatos. O Podemos defende o voto aberto nas eleições na Câmara e no Senado. Para o partido, a transparência deve prevalecer em todos os atos do poder público, em respeito ao direito do eleitorado brasileiro de saber como votam seus representantes eleitos.

Barros insiste Candidato à presidência da Câmara, o deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP) afirma que a Casa precisa “se empoderar”. Segundo o parlamentar, o Legislativo tem que voltar a ser protagonista e assim evitar que o Judiciário legisle e decida por falta de posicionamento dos deputados. Segundo ele, não se pode deixar vazios para o Judiciário ocupar.

Experiência Ricardo Barros - que foi ministro do governo Temer e vice-líder dos governos FHC, Lula e Dilma – aposta na sua experiência e capacidade de articulação para conduzir a Câmara. “A minha motivação é pela tarefa árdua do novo presidente da Câmara na formação de maioria no relacionamento com deputados novos, com governo novo e em especial com as pautas difíceis que virão”, diz.

Canceladas O presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ministros cancelaram manifestações à imprensa que fariam ontem no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. Segundo a organização do fórum, seria uma entrevista coletiva, mas o governo brasileiro tratava como um pronunciamento. O ministro Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança, disse que Bolsonaro alegou cansaço.

Vapt Vupt

Prefeituras do Vale que ainda estavam em recesso retomaram suas atividades na última segunda-feira.           
A próxima folga prolongada nas prefeituras está prevista para começo de março, por ocasião do carnaval.                 
Nesta semana, prefeitos do Vale intensificaram os trabalhos preparativos para a volta às aulas na rede municipal.           
A maioria das Câmaras Municipais, no entanto, só voltam a realizar sessões ordinárias no começo de fevereiro.