O prefeito Beto Preto (PSD) ponderou ontem esperar que o deputado federal Alex Canziani (PTB), apesar da posição política divergente da sua, ainda possa liberar alguns recursos para Apucarana. “Reitero minha reivindicação a ele por recursos destinados à construção de escolas, creches, postos de saúde e pavimentação asfáltica”, assinala o prefeito de Apucarana. Ele lembra que o parlamentar tem estreita ligação com um grupo político de ex-prefeitos de Apucarana, mas precisa atender a cidade que lhe conferiu expressiva votação na última eleição. “Eu o quero bem e espero dele compromisso em favor de Apucarana”, comentou, lembrando que Canziani está em plena campanha eleitoral em busca de uma vaga para o Senado.
Verbas Conforme Beto Preto, as verbas intermediadas e anunciadas por Canziani, beneficiando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Unespar/Fecea, por enquanto estão registradas apenas no papel, sendo postergadas para depois do período eleitoral. “Se, efetivamente, os recursos forem entregues, serei o primeiro a reconhecer e agradecer ao deputado”, anunciou.
Legalidade Beto Preto diz que sempre prezou pela legalidade em seu mandato e que, realmente, preferiu descartar a liberação de uma emenda parlamentar, ofertada por Canziani. “Essa conduta foi adotada para evitar problemas futuros, a exemplo do que ocorreu no episódio de gastos com merchandising na novela global TI-Ti-Ti. A operação foi reprovada pelo Tribunal de Contas, deixando o ex-prefeito João Carlos de Oliveira inelegível, exigindo-se ainda dele o ressarcimento dos recursos”, explicou.
Risco O prefeito esclarece que a recusa da emenda nada implica contra o deputado. “Ocorre que o recurso seria recebido pelo município e repassado para a Acia, e isso poderia gerar dificuldades na prestação de contas, já que o dinheiro seria gasto para custear passagens aéreas de empresários, que viriam a Apucarana para participar de rodadas de negociações com empresas locais”, diz Beto Preto.
Audiência pública Nesta segunda-feira, a partir das 15 horas, haverá audiência pública na Câmara de Vereadores de Apucarana para apresentação e discussão final da Lei Orçamentária Anual (LOA) do Município. A apresentação será feita pelo secretário municipal da Fazenda, Marcello Augusto Machado. O Legislativo convida a comunidade para participar.
Ordinária Às 16 horas a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza a sessão ordinária semanal, com diversos projetos e requerimentos na pauta de votação. Antes disso, no entanto, o presidente do Legislativo, vereador Mauro Bertoli (DEM), fará a prestação de contas do exercício financeiro do mês de agosto. Trata-se de um procedimento realizado todo mês.
Tiago Amaral O deputado estadual e candidato à reeleição, Tiago Amaral, fez campanha ontem em Apucarana e alguns municípios vizinhos. No final da tarde, ele tinha previsto um ato político de lançamento oficial de sua candidatura na sede da Associação dos Deficientes de Apucarana (Adefiap), coordenado por seus apoiadores na cidade e na região.
Segurança O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, esteve em Curitiba nesta semana, onde visitou várias secretarias e órgãos do governo do Estado. Na Secretaria de Segurança Pública, por exemplo, ele pediu mais ações de combate ao crime em Faxinal, diante do aumento das ocorrências. Ele pediu aumento do efetivo policial, mais operações e investigações de crimes.
Reivindicações Na Secretaria de Segurança Pública o prefeito Galo entregou manifestos de entidades e relatos de lideranças comunitárias de Faxinal reclamando da falta de segurança. “Segurança é dever do Estado e, como prefeito, temos que cobrar mais atenção ao nosso município e à região”, afirma o prefeito, apontando ainda falta de estrutura para a polícia trabalhar.
Pela rejeição A Procuradoria Geral da República pediu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que rejeite recurso apresentado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra a condenação no caso do tríplex em Guarujá. O documento foi protocolado na noite de sexta-feira. O recurso especial tenta reverter a condenação confirmada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em janeiro.
Vapt Vupt
Alguns prefeitos do Vale do Ivaí estão entregando obras em pleno período eleitoral.
No entanto, prefeitos têm evitado em seus discursos fazer campanha em favor deste ou daquele candidato.
Vários municípios da região têm recursos assegurados junto aos governos federal estadual.
A liberação dessas verbas, porém, só poderá ocorrer após realização das eleições do segundo turno.