COLUNAS

min de leitura - #

Fim dos vices

Editoria de Política

| Edição de 14 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Relator da reforma política na Câmara dos Deputados, o petista Vicente Cândido (SP) afirmou que uma das propostas a serem debatidas no colegiado será o fim dos cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito. Cândido afirmou que a proposta é fruto de várias conversas que teve, não citou nomes e negou qualquer relação com o impeachment de Dilma Rousseff (PT), o que levou ao poder o vice Michel Temer (PMDB). O PT acusa Temer e o seu partido de terem liderado um golpe legislativo para derrubar Dilma. “Não tem nenhuma conotação de revanche. É só você fazer a pergunta: é razoável haver no país, com toda a crise atual, cerca de 30 mil pessoas com cargos, salários e despesas que têm como única função apenas a expectativa de poder? (...) Não é recomendável ter esse tipo de luxo”, diz. Em caso de vacância do cargo, assume a função o presidente do Legislativo (da Câmara Federal, Assembleia e Câmara de Vereadores).

Destaque Apucarana acaba de ganhar destaque no jornal da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que circula desde ontem em todo o Brasil. O “Prêmio Gestor Público Paraná”, ganho por Apucarana com o Programa Economia Solidária e Protagonismo Feminino, e com o Programa Terra Forte, são apresentados pelo jornal.

Boas práticas O prefeito Beto Preto enaltece que os programas são apresentados pelo jornal da FNP como exemplo de boas práticas na gestão pública. “Isso é motivo de satisfação, considerando que os resultados concretos estão aí para todos verem, como consequência de um trabalho sério e da dedicação da nossa equipe”, avalia.

Gestão A repercussão positiva da gestão do prefeito Beto Preto em Apucarana vem se ampliando em todo o Paraná e também na capital federal. Outra situação que confirma isso é o convite recebido para que Beto Preto faça parte da nova diretoria da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), ocupando o cargo de primeiro vice-presidente. 

Reclamações A sessão ordinária da Câmara de Apucarana foi marcada por reclamações de alguns vereadores, endereçadas tanto à Prefeitura como a órgãos governamentais. O vereador Gentil Pereira (PV), por exemplo, reclamou da falta de segurança aos moradores da zona rural, que vêm sendo alvos de constantes assaltos. 

Surpresa O vereador José Airton Deco de Araújo (PR), eleito pela base aliada do prefeito Beto Preto (PSD), causou surpresa ao reclamar do que chamou de recape asfáltico iniciado de maneira errada na Avenida Aviação o qual, segundo ele, também começou e não terminou. Deco tem imóveis comerciais e residenciais naquele trecho.
Anos de espera O vereador Deco diz que ele e os moradores da Avenida Aviação esperaram 20 anos pelo recape asfáltico daquela importante via que corta a região leste de Apucarana. No entanto, o trabalho começou num ponto errado da avenida e terminou à frente de um posto de combustível. Ele cobra retomada do serviço.

Sem ônibus Já o Professor Edson (PPS) disse que a partir de ontem (terça-feira) a circular de transporte coletivo iria deixar de atender os moradores de Correia de Freitas, São Pedro do Taquara e Pinhalzinho, em função de o trecho asfaltado estar cheio de buracos e o restante no atoleiro por causa das chuvas. Ele pediu providências da Prefeitura. 

Parque das Aves Outro assunto bastante discutido foi o Parque das Aves que a Prefeitura de Apucarana teve que fechar por não conseguir atender às exigências do Ibama. Houve críticas por parte dos vereadores Professor Edson (PPS), Professor Molina (Rede) e Lucas Leugi (Rede), que contestam as medidas do Ibama.

Audiência O vereador Rodolfo Mota (PSD), por sua vez, reclamou que a audiência pública para discutir transporte público coletivo de Apucarana, marcada para esta quinta-feira, às 19 horas, na Câmara, não está tendo a divulgação necessária, além de o espaço não comportar tanta gente. Segundo ele, o assunto merece casa cheia.

Diploma Além da audiência pública para discutir o transporte coletivo urbano em Apucarana, que acontece nesta quinta-feira, a Câmara de Vereadores volta a se reunir em sessão solene na sexta-feira, às 19 horas, desta vez no Cine Teatro Fênix, para entrega do Diploma de Méritos Comunitários ao Hospital da Providência”.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí está em Curitiba no encontro de gestores municipais de saúde.    
O encontro de gestores municipais de saúde foi aberto pela manhã pelo governador Beto Richa.          
Desde quando assumiram o cargo dia 1º de janeiro, prefeitos vivem uma maratona de cursos.        
Alguns prefeitos do Vale do Ivaí já estão correndo em busca de instalação de empresas.