O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, anunciou anteontem a nacionalização do Sistema de Informações de Direitos Políticos (INFODIP). Desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em 2013, o sistema permitirá ao eleitor saber, por acesso on-line, se um candidato está com os direitos políticos cassados devido a alguma condenação e é, portanto, inelegível. O sistema mostrará, de forma ágil, as restrições que afetam tanto candidatos quanto eleitores junto à Justiça Eleitoral. Gilmar Mendes fez o comunicado após assinar com o presidente do TRE paranaense, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, acordo de cooperação entre o Tribunal Superior e a Corte Regional. No caso dos eleitores, o INFODIP vai mostrar aqueles que estão com o título eleitoral cancelado, seja por ausência a três eleições consecutivas, sem apresentar justificativa ou sem pagar de multa, ou por falecimento.
Silêncio O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), preferiu ontem não se manifestar sobre a criação de uma nova associação na região. Como não foi chamado para participar da reunião, em Ivaiporã, ele preferiu tomar conhecimento dos fatos antes de se posicionar sobre o assunto.
Audiência A diretoria da Rodovias Integradas do Paraná S/A (Viapar) aceitou participar de reunião na Câmara de Apucarana para discutir a possibilidade de redução de tarifas de pedágio para certas categorias de apucaranenses nas praças de Arapongas e Mandaguari. Será nesta segunda-feira, às 14h30.
Convocação A convocação de diretores da Viapar ou de seus representantes para uma reunião na Câmara de Apucarana é de autoria do vereador Lucas Leugi (Rede), aprovada por unanimidade. A Viapar havia rejeitado convite feito anteriormente, o que deixou insatisfeitos Leugi e demais vereadores.
Fechada A diretoria da Viapar ressalta, no entanto, que pretende que a reunião na Câmara de Apucarana para discutir a possibilidade de redução de tarifas de pedágio para apucaranenses nas praças de Arapongas e Mandaguari seja fechada e não com a participação popular. A princípio a proposta está aceita.
Atraso de voo O deputado federal e ex-prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), divulgou um vídeo nas redes sociais justificando ausência na votação da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB), na quarta-feira. Ele alegou que estava em Frankfurt, na Alemanha, e houve atraso no voo de volta.
Voto simbólico Luciano Ducci chegou para a sessão da Câmara dos Deputados quando esta estava no seu final. Ele chegou a fazer publicamente um voto simbólico pela aceitação da denúncia contra Temer. No entanto, como a bancada do Paraná já havia votado, seu voto não foi validado.
Com alunos O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), recebeu nesta semana a visita de um grupo de alunos da Escola Municipal Ângelo Impossetto. Eles estavam acompanhados da professora Vanderleia Segantim. A visita fez parte da programação do aniversário de Kaloré.
Agasalhos A Câmara de Ivaiporã fez na quinta-feira a entrega de agasalhos e calçados à presidente da Associação de Moradores do Conjunto João de Barros, Maria de Lourdes Talarico Nascimento, para distribuição aos carentes. Donativos foram recolhidos através de campanha feita pelo Legislativo.
Solidariedade De acordo com o presidente da Câmara de Ivaiporã, Nando Dorta, a campanha de donativos foi feita pelo Legislativo num ato de solidariedade àqueles que mais precisam de auxílio. Também participaram da entrega os vereadores Éder Bueno, Edivaldo Montanher e Zé do Bar.
Congresso Arapongas sedia hoje e amanhã o 46º Congresso da União Paranaense dos Estudantes (UPE), com a presença de lideranças de juventudes partidárias. Hoje será a partir das 9 horas na Escola Giroldo Franciosi. Amanhã, às 10 horas, no Ginásio Luiz Augusto Zin. São esperados 600 participantes.
Vapt Vupt
O prefeito de Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Rosa (PTB), visita todos os dias as obras em andamento.
Nessas visitas às obras em Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Rosa sempre leva consigo alguns vereadores.
Maioria das câmaras de vereadores do Vale do Ivaí e de toda a região volta do recesso na próxima semana.
Em Apucarana, a primeira sessão ordinária após o recesso será realizada na próxima segunda-feira.