A partir deste domingo a Justiça Eleitoral deve disponibilizar aos partidos políticos a relação de todos os devedores de multa eleitoral. Esta lista é que servirá de base para a expedição das certidões de quitação eleitoral, conforme dispõe o parágrafo 9º do artigo 11 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97). A quitação é um dos requisitos necessários ao deferimento do registro de candidatura de quem pretende disputar as eleições municipais deste ano. A relação de devedores de multa eleitoral será divulgada aos partidos por meio do sistema Filiaweb. Serão feitas atualizações semanais dos dados de devedores de multas até o dia 24 de junho, quando haverá a consolidação das informações. A multa é uma das penalidades aplicadas pela Justiça Eleitoral para quem desrespeita a legislação. Um dos requisitos para a emissão da certidão de quitação eleitoral é a inexistência de multas não pagas ou não justificadas.
Prefeito cantor Ao participar quinta à noite da abertura do 2º Festival de Inglês das escolas municipais de Apucarana, no Cine Teatro Fênix, o prefeito Beto Preto (PSD) surpreendeu a todos e cantou a música “My Way” (meu jeito), de Elvis Presley. Entusiasmados, pais e alunos cantaram um trecho juntos com Beto Preto. Ao final, muitos aplausos.
Cover Fã de Elvis Presley de longa data, Beto Preto até já acompanhou a performance de alguns “covers” do renomado cantor americano pelo Paraná. Aqui mesmo em Apucarana, na Garagem do Rock, Beto Preto conferiu, em 2014, a apresentação de Édson Galhardi, de Maringá, considerado o melhor cover de Elvis na América Latina.
Com ministro Em conversa pessoal mantida ontem, em Londrina, com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o prefeito de Apucarana, Beto Preto, reiterou a necessidade de aumentar o teto financeiro do SUS em Apucarana. “Trata-se de um dos piores tetos entre os municípios que têm gestão plena da saúde no Paraná”, argumentou o prefeito.
Cisvir O ministro Ricardo Barros diz que aguardará o pedido de revisão de Apucarana, junto com as demandas de Londrina. Ainda durante o encontro, Barros manifestou intenção de participar da inauguração da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), que está sendo agendada para este mês.
Ação Civil Com intenção de evitar o uso eleitoreiro da frota de veículos vinculada ao Município e à Câmara de Vereadores, a 1ª Promotoria de Justiça de Arapongas apresentou ontem ação civil pública em que requer, liminarmente, a criação de um sistema de controle do uso da frota municipal.
Combustíveis Na ação, a Promotoria de Justiça de Arapongas relata ter recebido informações, via Observatório Social, de previsão de gasto excessivo na compra de combustível pelo Município e pela Câmara de Vereadores neste ano em que há exercício eleitoral, em relação a anos anteriores.
Defesa O procurador jurídico da Prefeitura de Arapongas, Fernando Sartori, disse ontem desconhecer a ação, por isso preferiu não fazer comentários. O mesmo disse o presidente da Câmara, Valdeir José Pereira (PHS). Mas garantiu que o Legislativo controla todos os seus gastos.
No PR O ex-vereador Satio Kayukawa, que ocupou uma cadeira na Câmara de Apucarana por sete mandatos, está disposto a disputar novamente uma vaga na eleição deste ano. Satio deixou o PMDB e se filiou ao PR (Partido Republicano), a convite do deputado federal Luiz Nishimori. “Vamos ver o que vai acontecer até as convenções”, diz.
Pré-candidato Embora evite confirmar publicamente, o ex-prefeito de Arapongas e ex-deputado federal e estadual, Waldyr Pugliesi (PMDB), deverá disputar a prefeitura no pleito de outubro deste ano. Por enquanto, ele estaria estudando quais serão os possíveis concorrentes e as coligações que estão sendo cogitadas.
Cancelada O prefeito de Novo Itacolomi, Roberto Munhoz (PMDB), o Polaco da Pá, cancelou a Festa do Frango e da Banana, que estava prevista para este final de semana. Segundo ele, as previsões meteorológicas indicam muita chuva principalmente no domingo. Uma nova data está sendo estudada com a parte artística.
Vapt Vupt
Em cumprimento à Lei Fiscal, prefeitos fecharam o mês de maio prestando contas do quadrimestre.
Maioria dos prefeitos diz que as contas dos seus municípios estão sob controle, apesar da queda de receita.
Deputados estaduais do Paraná querem realizar mais cedo as sessões plenárias das quartas-feiras.
Como este é um ano eleitoral, os parlamentares também querem retornar mais cedo às suas bases.