COLUNAS

min de leitura - #

Municípios do café

Editoria de Política

| Edição de 30 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), recebeu ontem em seu gabinete o prefeito de Cambira, Emerson Toledo Pires (PROS). Ambos conversaram sobre a cafeicultura regional, que hoje é destaque em ambos municípios pela qualidade do produto, já premiado em nível estadual. Segundo Junior da Femac, o café produzido em Apucarana está na mesa de famílias até mesmo de fora do País, como Itália e Austrália. “Somos umas das regiões mais ricas do Brasil e do mundo para esta cultura. O café, também chamado de “ouro verde”, tem grande parcela de contribuição para o desenvolvimento do nosso município. A cafeicultura foi o início de tudo com os pioneiros e faz parte da identidade da nossa Apucarana, de Cambira e da região”, avalia o prefeito de Apucarana. “Nossa cidade vizinha também detém um importante know-how neste tipo de cultura, sendo de forma semelhante reconhecida pela qualidade da produção”, diz Junior da Femac.

Voe Paraná O prefeito Junior da Femac participa hoje, em Curitiba, no final da manhã, do segundo evento referente ao Programa Voe Paraná. Na oportunidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o Grupo LATAM Airlines anunciam acordo para a ampliação de voos da companhia aérea no Paraná. Na ocasião, serão apresentados os detalhes das novas operações e incrementos da LATAM no Estado.

Em Apucarana A iniciativa do Governo do Estado integra o programa Voe Paraná, lançado neste mês para ofertar novas opções de transporte e expandir a malha aeroviária paranaense, atendendo 12 cidades do Interior que passam a ter rota regular até Curitiba. Apucarana está inclusa no programa e deve receber três voos por semana, com ida e volta até a capital do estado. 

IGM Em solenidade prevista para hoje, a partir das 19h30, em Londrina, o prefeito Junior da Femac irá receber uma distinção especial outorgada pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A homenagem é referente ao primeiro lugar conquistado pela gestão pública de Apucarana no Índice de Governança Municipal (IGM), aferido pelo CFA. O estudo é referente aos últimos doze meses, e inclui também o ex-prefeito Beto Preto.

Nota de pesar O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, e o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede), manifestaram ontem pesar pela morte da sra. Nair Aparecida Bernardino Silva, mãe do vereador Marcos da Vila Reis (PSD) e pioneira no distrito, ocorrida na noite de anteontem. “Trata-se de uma respeitada liderança religiosa e comunitária de Vila Reis que, infelizmente, aos 75 anos e sem qualquer problema de saúde, veio a óbito em decorrência de um enfarto”, disse o prefeito.
Mais contas Depois de a Câmara de Vereadores confirmar a desaprovação das contas de 2014, na segunda-feira, ontem o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) comunicou a desaprovação também das contas de 2016 do ex-prefeito de Cambira, Maurílio dos Santos (PRB). O órgão detectou várias irregularidades, entre elas, divergências entre saldos do balanço com os informados ao SIM-AM e extrapolação do limite de gastos com a folha salarial. Ele foi multado em R$ 6.240.

Sexto mandato O vereador Fernandes Fracasse (PP), de Califórnia, já está no seu sexto mandato, destacando-se como uma das principais lideranças políticas locais. Ele é da base aliada do prefeito Paulinho Moisés (PP), com quem vem trabalhando juntos em busca de projetos para a cidade. Fracasse é cogitado para ser candidato a prefeito ou vice de Paulinho no ano que vem. Mas ele não tem ambição pessoal para isso. “Só se minha candidatura surgir de forma natural”, diz.

Rosário do Ivaí O município de Rosário do Ivaí promove hoje o 3º Seminário de Turismo como Fonte de Renda para Rosário do Ivaí e Região. O evento será das 13h30 às 17 horas, com palestras e oficinas. O prefeito Ilton Kuroda (PSC) traz como convidado o prefeito de Ribeirão Claro, Mário Augusto Pereira (PSC), que às 15 horas vai ministrar a palestra “A loucura que se transformou em fonte de renda”. Ribeirão Claro é referência em café de qualidade. 

Dinheiro no caixa  Os cofres das prefeituras recebem hoje a terceira parcela de agosto do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). De acordo a Secretaria do Tesouro Nacional, este repasse de agosto, comparado com igual período do ano passado, apresenta um crescimento de 3,10% comparado a igual período do ano passado em termos nominais, ou seja, sem a inflação. O acumulado do mês registra crescimento de 8,09%.

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Arapongas realiza sessão extraordinária hoje, às 11h30, para votar vários projetos.           
Segundo o presidente do Legislativo de Arapongas, vereador Osvaldinho (PSC), são projetos urgentes.           
A sessão ordinária da Câmara de Arapongas, na última segunda-feira, voltou ter discussões polêmicas.             
Com seu jeito calmo na condução dos trabalhos, Osvaldinho deixou vereadores livres para seus pronunciamentos.