A decisão do presidente interino da Câmara Federal, deputado Waldir Maranhão (PP/MA) de anular o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) repercutiu ontem entre os políticos paranaenses, que nas redes sociais se dividiram sobre a medida. O senador Roberto Requião (PMDB), por exemplo, ironizou: “Quem com Cunha fere, com Maranhão será ferido”, brincou pelo twitter. “A toda ação sucede uma reação igual e contrária. Ao golpe sucede o contra golpe; a vaca foi pro brejo e levou a corda”, comentou. O deputado Fernando Francischini (SD) disse que vai pedir a cassação do mandato do presidente interino. “É nada menos do que chamar o povo brasileiro de palhaço”, disse. A senadora Gleisi Hoffmann (PT) comemorou a decisão de Maranhão. “A conjuntura mudou totalmente. A Câmara vai ter que votar de novo, e dessa vez incluindo o vice-presidente Michel Temer”, afirmou.
Ministérios Confiante de que a decisão de anular a sessão do processo de impeachment na Câmara não tem amparo legal, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) fechou ontem com sua equipe uma proposta de reduzir de 32 para 23 o número de ministérios de seu futuro governo.
Fusão As novidades de Temer são a fusão dos ministérios das Comunicações com Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento Social com Desenvolvimento Agrário. Já o Ministério do Trabalho e da Previdência Social passa a cuidar apenas das questões trabalhistas. A área da Previdência será transferida para o Ministério da Fazenda.
Em Brasília O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), está desde ontem em Brasília. Ele tem audiências agendadas nos ministérios da Educação, Saúde e Cidades, visando tratar de projetos já encaminhados em favor do município. Um deles é a liberação de mais um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para o distrito de Vila Reis.
Pré-conferência Acontece na tarde de hoje, a partir das14 horas, na Casa da Indústria, em Apucarana, a Pré-conferência das Cidades. Empresários irão formular sugestões que serão apresentadas nos dias 20 e 21 de maio, durante a 6ª Conferência das Cidades, no Auditório Gralha Azul, na Unespar-Fecea.
Iluminação Moradores e lideranças comunitárias de Correia de Freitas e São Pedro do Taquara, em Apucarana, se manifestaram publicamente sobre a mudança no sistema de iluminação destes distritos. A luminosidade com o “vapor metálico” foi ampliada em quase dez vezes em relação ao sistema antigo de vapor de mercúrio.
Na marcha O prefeito de São João do Ivaí, Fábio Hidek Miura (PPS), viajou na madrugada de ontem a Brasília, juntamente com outros companheiros do Vale. Ele foi participar de mais uma marcha dos prefeitos à Capital Federal na luta por uma melhor distribuição de recursos aos municípios mediante a revisão do pacto federativo.
Falência “Os municípios estão à beira da falência, pois o governo federal está cortando os recursos que são nossos por direito. Estamos enfrentando a pior crise da história, fazendo o possível para não parar os serviços públicos e conseguir honrar com os fornecedores”, relata o prefeito Fábio Hidek, de São João do Ivaí.
Secretário O governo Beto Richa (PSDB) confirmou ontem nova mudança no comando da secretaria de Estado da Comunicação Social. O empresário Márcio Villela é o novo secretário. Ele assume o cargo no lugar do jornalista Paulino Viapiana, que, segundo o governo “vai exercer outras funções”.
Rádios Villela presidiu a Associação das Emissoras de Rádio do Paraná (Aerp). A entidade congrega mais de 350 emissoras de rádio e televisão do Estado. Nascido em Londrina, Villela é formado em engenharia civil na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Viapiana assumiu o cargo em julho do ano passado, em substituição a Marcelo Cattani.
FPM sobe O Tesouro Nacional deposita nesta terça-feira, nas contas das prefeituras, a primeira parcela de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), o montante é 11,93% maior em termos nominais em relação a igual período do ano passado.
Vapt Vupt
Câmara de Vereadores de Apucarana deverá ter uma sessão longa na noite de hoje
Na ordem do dia da sessão ordinária do Legislativo há 19 matérias em discussão.
Waldir Maranhão (PP-MA) tem um filho nomeado no Tribunal de Contas do Maranhão.
Apesar da função em São Luís, o médico Thiago Augusto trabalha em hospitais em São Paulo.