COLUNAS

min de leitura - #

Pesquisas em queda

Da Redação

| Edição de 17 de julho de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Como acontece em toda eleição, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebe um número significativo de pedidos de registro de pesquisas eleitorais de opinião pública em relação aos candidatos feitas por empresas ou institutos. As pesquisas revelam candidatos subindo nas intenções de voto e outros caindo. Neste ano, são as pesquisas que estão diminuindo cada vez mais. De janeiro até esta semana, a Justiça Eleitoral recebeu em todo o País 795 registros de pesquisas eleitorais. Houve uma queda de 21,5% na comparação com o mesmo período das eleições de 2012, quando os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) receberam 1.013 registros. Conforme a Resolução n° 23.453, que dispõe sobre pesquisas eleitorais para o pleito de 2016, o registro de pesquisa deve ser realizado, obrigatoriamente, pela internet, a qualquer tempo, por meio do Sistema de Registro de Pesquisas Eleitorais (PesqEle), disponível nas páginas dos respectivos regionais.

De olho A Justiça Eleitoral das comarcas da região está de olho nos meios de comunicação que venham a publicar ou divulgar pesquisas eleitorais sem registros e sem base científica de coleta de dados. Promotores eleitorais prometem agir com rigor contra aqueles que insistem em burlar a lei eleitoral. Esta prática tem sido comum no Vale.

Interferência O ex-secretário de Meio Ambiente de Apucarana, radicado em Maringá, João Batista Beltrame, o “Joba”, tentou ontem interferir nos rumos do Partido Verde na eleição municipal. Contudo, suas manobras não surtiram efeito algum. Líderes locais do PV confirmaram coligação na majoritária com o PSD do prefeito Beto Preto.

Passado Agentes políticos, bastante próximos do prefeito Beto Preto, lembraram que Joba é um dos responsáveis diretos pela falta de licenciamento ambiental dos cemitérios de Apucarana. E também pelo passivo ambiental – milhares de lâmpadas fluorescentes – estocado irregularmente na Cooperativa dos Catadores (Cocap).

Convenções A partir da próxima quarta-feira começa o período de convenções partidárias para definição dos candidatos a prefeito, vice, vereadores e também das coligações. Em Apucarana, o primeiro partido a realizar convenção será o PPS, que anunciou seu encontro para dia 23. Partidos têm até 5 de agosto para definições.

Filiações O PHS, partido do prefeito Antônio José Beffa, em Arapongas, é na cidade um dos que mais cresceram em termos de filiações para a disputa do pleito eleitoral deste ano. Segundo o presidente da sigla, vereador Lita Evangelista, o partido está pronto e fortalecido para o lançamento de uma chapa de candidatos a vereador.

Pré-candidatos Em Arapongas, até agora se manifestaram como pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro o próprio prefeito Padre Beffa (PHS), o atual vice-prefeito Pedro Paulo Bazana (PV), o ex-prefeito José Bisca (PSDB), o ex-deputado Waldyr Pugliesi (PMDB) e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Sérgio Onofre da Silva (PSC).

Sessões A Câmara de Vereadores de Apucarana poderá realizar sessões extraordinárias no recesso. A administração municipal estaria preparando alguns projetos de lei para serem votados em regime de urgência. O presidente do Legislativo, José Airton Deco de Araújo (PR), diz que a Câmara está de prontidão.

Doenças O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), diz que a maioria dos pacientes que procuram atendimento em unidades de atenção básica da rede pública apenas “imagina” estar doente, mas não está. Segundo ele, é “cultura do brasileiro” só achar que foi bem atendido quando passa por exames ou recebe prescrição de medicamentos.

Com Temer O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), deve se reunir na próxima terça-feira com o presidente interino, Michel Temer (PMDB), e com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), para definir uma pauta de propostas a serem analisadas pelo Congresso em agosto.

Projetos Temer deve apresentar a Calheiros uma lista de projetos considerados relevantes, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017, a proposta de emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos públicos, e a Desvinculação de Receitas da União, dos estados e dos municípios.

Vapt Vupt

Apucarana tem 32 partidos políticos legalmente registrados no TSE que podem participar do processo eleitoral.
Em alguns municípios do Vale, políticos que eram ferrenhos adversários poderão estar juntos no pleito deste ano.
Uma comitiva de petistas de Apucarana foi participar ontem, em Curitiba, do encontro estadual do partido.
O encontro do PT em Curitiba teve como foco principal o planejamento da campanha eleitoral nos municípios.