COLUNAS

min de leitura - #

Reforma política

Editoria de Política

| Edição de 12 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Plenário da Câmara dos Deputados deve retomar nesta terça-feira a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), relatada pelo deputado Vicente Candido (PT-SP), que altera o sistema para eleição de deputados e vereadores e cria um fundo público para o financiamento das eleições. Até o início da votação, os deputados vão tentar fechar um acordo para analisar pelo menos o texto básico da proposta, com eventuais destaques para depois. Há sessões subsequentes marcadas a partir das 13h55 de terça-feira. Dependendo da negociação, essa PEC pode continuar em votação na quarta-feira. Também está na pauta outra proposta da reforma política: a PEC relatada pela deputada Shéridan (PSDB-RR), que altera as regras sobre coligações partidárias nas eleições proporcionais e cria uma cláusula de desempenho para acesso a recursos do Fundo Partidário e ao horário gratuito de rádio e TV. 

Sessão A Câmara de Apucarana realizou ontem a primeira sessão ordinária em novo horário, ou seja, às 16 horas, com a presença dos 11 vereadores. Apenas três projetos estavam na ordem do dia, sendo dois em segunda votação e um em primeira discussão. Requerimentos e outros projetos apresentados pelos vereadores foram apenas lidos.

Projetos Os projetos aprovados pela Câmara de Apucarana foram os seguintes: do vereador Mauro Bertoli (DEM), que denomina de Zé da Venda o CRAS da Vila Reis; do vereador Lucas Leugi (Rede), que obriga empresas beneficiadas pelo Prodea a contratar jovens de primeiro emprego; e de Gentil Pereira (PV), que concede título de cidadania a Arnor Lima Neto.

Contas Antes do início da sessão ordinária, o presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli, fez uma prestação de contas referente ao mês de agosto. De acordo com o relatório, o Legislativo fechou o mês com um saldo em caixa da ordem de R$ 1,6 milhão. Segundo ele, a Câmara vem cumprindo seu dever de aplicar corretamente os recursos públicos.

Fora do PP O ex-prefeito de Apucarana e ex-deputado federal Carlos Scarpellini, revelou ontem a esta coluna que já deixou o Partido Progressista (PP), juntamente com sua exposa, a ex-vereadora Lucimar Nunes Scarpellini. Por enquanto, ambos estão sem partido, após vinte anos militando no PP.

Destino Carlos Scarpellini assegura que recebeu convite do senador Alvaro Dias para ingressar no Podemos, novo partido criado sob o comando do senador, que pretende ser candidato a presidente da República em 2018. Carlos deve seguir orientação também do ex-senador Osmar Dias, que está indo para o Podemos.
Pré-candidato A princípio, Carlos Scarpellini é pré-candidato a deputado estadual. No entanto, tudo vai depender dos rumos partidários no ano que vem. Pode ser que ele seja apenas coordenador de campanha tanto de Alvaro Dias à Presidência da República como de Osmar ao governo do Estado.

Campeão dos Javi’s O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), desfilou em carro aberto no último sábado com os atletas do município, que foram campeões do 30º Jogos Abertos do Vale do Ivaí (Javi’s), encerrados na quinta-feira. Ele parabenizou atletas e o diretor de Esportes, Jaime Sacco, pela conquista.

Audiência de Lula O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deverá depor nesta quarta-feira, às 14 horas, na sede da Justiça Federal, em Curitiba. Os apoiadores dele e da Lava Jato, comandada pelo juiz Sérgio Moro, já marcaram manifestações para a ocasião, assim como aconteceu na última vinda de Lula à Justiça Federal em Curitiba no dia 10 de maio.

Jornada de Lutas No mesmo horário do depoimento de Lula, em Curitiba, o PT marcou a 2ª Jornada de Lutas pela Democracia – um ato em defesa de Lula, no Paço Municipal, na Praça Generoso Marques. Na ocasião, será lançando o livro “Comentários a uma sentença anunciada: o processo de Lula”. Às 18h haverá um ato de solidariedade ao ex-presidente.

Pró-Lava Jato Do outro lado, os grupos Curitiba Contra a Corrupção e Movimento Brasil Livre (MBL), apoiadores da Lava Jato e da condenação do ex-presidente Lula, se reunirão na frente do Museu Oscar Niemeyer (MON), no Centro Cívico, a partir das 13 horas desta quarta-feira. Um forte esquema de segurança está sendo montado para a ocasião.

Vapt Vupt

Rio Branco do Ivaí realizou no último domingo a desfile comemorativo da Independência do Brasil.    
A presença de um pelotão do Exército de Apucarana chamou a atenção da comunidade, que lotou a área central.      
Depois do feriadão de 7 de setembro, prefeituras e câmaras de vereadores da região voltaram à normalidade.
Prefeitos esperam ter economizado alguns recursos para auxiliar no pagamento do 13º salário.